O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
Abastecimento

Plano de racionamento de água pode atingir dez cidades de Goiás

Desde agosto as medidas da Saneago, como rodízio de abastecimento, foram aprovadas para Goiânia, Aparecida, Goianira e Trindade – Foto: divulgação.

Postado em 13 de setembro de 2019 por Nielton Soares
Plano de racionamento de água pode atingir dez cidades de Goiás
Desde agosto as medidas da Saneago

Nielton Soares

A inclusão de mais seis municípios no plano de racionamento de água será avaliada na tarde desta sexta-feira (13), pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). As medidas foram elaboradas pela empresa de Saneamento de Goiás (Saneago). 

Desde agosto – quando houve a aprovação do plano, Goiânia, Aparecida, Goianira e Trindade fazem parte do plano de racionamento, que pode ser estendido para Damolândia, Nerópolis, Ouro Verde, Itauçu, Brazabrantes e Inhumas.

A AGR informou que o documento é preventivo e obedece as exigências do Comitê da Bacia do Meia Ponte para os municípios localizados na região do Rio. Por enquanto, os órgãos não divulgara o conteúdo da minuta, devido ainda não ter sido aprovada. 

Nível crítico 4

Na manhã dessa quinta-feira (12), a Saneago identificou redução no volume de água do rio de 1.481 litros por segundos, o que já justificaria o rodízio no abastecimento, uma vez que o limite estipulado é de 1,5 mil l/s, caso insista por mais de sete dias.

Essa medida funcionará da seguinte maneira: o abastecimento de água passa a ser interrompido a cada três dias, isso por bairros, seguindo um ciclo de dois dias com água, enquanto outras regiões ficarão desabastecidas por um dia. 

Abertura de reservatórios privados

A abertura de reservatórios de água privados na região do Meia Ponte está sendo outra medida adotada para melhorar a vazão do Rio. As comportas de uma represa privada em Santo Antônio de Goiás, a 30 km de Goiânia, foi aberta ontem (12). 

A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) aponta que haja 42 milhões de metros cúbicos de água reservada em barramentos acima de dois hectares, o estudo esta sendo feito por geomapeamento.

O total de reservatórios privados na Bacia do Meia Ponte chega a 400, indica os levantamentos. Cerca de 70 foram selecionados e os proprietários estão sendo comunicados para que possam abrir as comportas. 

Fiscalização 

Com intuito de melhorar a vazão do Rio, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), após exigência do Ministério Público de Goiás, anunciou a intensificação da fiscalização contra os produtores que fazem captação de água na Bacia do Meia Ponte. Para tanto, há até a participação da Polícia Militar de Goiás (PM-GO).

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também