Educação para o trânsito será implantada na rede estadual de ensino de Goiás
Projeto piloto será desenvolvido a partir de 2020 e prevê a formação de professores e elaboração de material didático para os alunos – Foto: Divulgação
Da Redação
Um projeto piloto na área de educação para o trânsito será implantado nas escolas da rede pública estadual de Goiás a partir de 2020. A proposta de parceria foi discutida nesta segunda-feira (30) entre a secretária de Educação, Fátima Gavioli e uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO).
De acordo com o diretor-técnico do Detran-GO, Isac Silva, o projeto pretende criar uma disciplina específica a ser inserida nos currículos das escolas de Ensino Fundamental e Médio. A secretária Fátima Gavioli explicou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da forma como foi aprovada, restringe a quantidade de disciplinas no currículo básico e, portanto, isso não seria possível. “Mas nós podemos muito bem trabalhar a educação para o trânsito como tema transversal no ensino regular ou como eletiva nas escolas de tempo integral”, explicou.
Durante o encontro, Fátima Gavioli destacou ainda ter muito interesse na parceria com o órgão e pediu um prazo para analisar o projeto e fazer a devolutiva. Ela ressaltou que o primeiro passo será a formação dos professores e, em seguida, a elaboração do material didático a ser trabalhado com os alunos.