O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Dia Mundial da Alimentação

Produtores rurais recebem cerca de 30 toneladas de sementes

Ação do governo de Goiás inclui ainda entrega de kits de apicultura e será direcionada a municípios das regiões Norte, Nordeste do Estado e Ride. Foto:Pixabay

Postado em 15 de outubro de 2019 por Aline Carleto
Produtores rurais recebem cerca de 30 toneladas de sementes
Ação do governo de Goiás inclui ainda entrega de kits de apicultura e será direcionada a municípios das regiões Norte

Aline Bouhid

Produtores rurais goianos receberão perto de 30 toneladas de sementes nesta quarta-feira (16). Serão 15 mil quilos de sementes de milho e 14.220 quilos de sementes de feijão destinados a produtores de 30 municípios, das regiões Norte e Nordeste do Estado, além da Ride, cadastrados no Programa e com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf (DAP) ativa.  A ação do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), integra celebrações pelo Dia Mundial da Alimentação, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) . 

Sementes foram adquiridas em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No início de novembro, o governo também pretende entregar 10 kits de apicultura, adquiridos em parceria com o então Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) – atualmente integrado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Cada kit é composto por  700 colmeias completas, com ninho, melgueira, tampa, fundo, quadros de ninho e de melgueira, e cera alveolada em placas. 

Serão beneficiados produtores dos municípios de Alvorada de Goiás, Flores de Goiás e Simolândia, que compõem a Ride; e os municípios de Buritinópolis, Sítio D’Abadia, Damianópolis, Posse, Divinópolis, Guarani de Goiás e São Domingos, situados no Vale do Paranã (Região Nordeste do Estado). Além das colmeias, os kits possuem estrutura para beneficiamento da produção. As entregas deverão fortalecer a cadeia da apicultura goiana, beneficiando a agricultura familiar, a economia dessas regiões e os ecossistemas do Estado.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, essas ações vão ao encontro dos preceitos da FAO quanto à formulação de dietas saudáveis e seguras. “O campo tem sua responsabilidade em dar acesso a fontes de alimentos saudáveis e ambientalmente responsáveis. Nosso papel é contribuir para que os produtores tenham acesso a sementes, tecnologia e formas de produzir que garantam a produção rentável e sustentável”, destaca.

* Com informações de Assessoria

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também