Governo de Goiás implantará Comando de Missões Especiais no Entorno do DF
Unidade ajudará a intensificar ainda mais as ações de policiamento na região| Foto: Divulgação
O secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, anunciou nesta quarta-feira (22) que as cidades do Entorno do Distrito Federal (DF) receberão em 2020 o Comando de Missões Especiais (CME), que intensificará as ações de combate à criminalidade nos municípios que compõem a região. Com a medida, cerca de 100 policiais poderão ser realocados para que o policiamento ganhe ainda mais força na região.
“Estamos trabalhando diariamente para garantir mais tranquilidade à população do Entorno, que ficou desassistida por 20 anos em governos anteriores. Essa região é prioridade na gestão do governador Ronaldo Caiado”, afirmou.
Ainda sobre reforço do efetivo das forças policiais, Rodney Miranda destacou que parte dos delegados que concluíram o curso de formação para o cargo será alocada, assim que o Estado tiver capacidade financeira, nos municípios que integram o Entorno. “Pelo menos um terço destes profissionais virá para essa região”, anunciou.
Criminalidade em queda
Ao falar da queda dos indicadores criminais em todo o Estado – em especial no Entorno do DF -, o secretário destacou a importância do trabalho das forças policiais. “Tivemos reduções históricas em crimes violentos, como homicídios, latrocínios e roubos. Isso é fruto da garra e da excelência dos nossos policiais, que, desde o início da atual gestão, tiveram total liberdade para trabalhar, tendo como único limite a lei”.
Rodney Miranda também destacou o combate ao tráfico de drogas em Goiás. “Tivemos um recorde histórico de apreensões de entorpecentes no ano passado. Boa parte foi registrada no Entorno. Em todo o Estado, foram apreendidas 55,1 toneladas, o que representa uma média de 150 quilos de drogas apreendidos por dia e um avanço de 25,92% na comparação com 2018”, complementou.
Integração
O secretário também falou que pretende intensificar parcerias com o Distrito Federal para garantir mais segurança aos moradores da região. “Não há fronteira física para o crime. Já temos uma aproximação muito grande com a Segurança Pública do DF e vamos intensificá-la ainda mais. Queremos também estreitar relações com outros estados para que possamos promover uma grande integração em nível nacional contra o crime organizado”, arrematou.