Teste que detecta Covid-19 pela saliva foi desenvolvido pela UFG
Cerca de 80 funcionários da CMTC fizeram os testes e tiveram resultados eficaz. – Foto: Reprodução/ Divulgação CMTC
Ana Julia Borba
No início do mês de outubro foram realizados testes da Covid-19 desenvolvido por Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), o teste faz com que seja possivel identificar a existencia do vírus através da saliva.
O novo teste recebeu o nome de RT-Lamp foi realizado por 85 funcionários voluntarios da Campanha Metropolitana Transportes Coletivos (CMTC).De acordo com os pesquisadores, ele é um teste rapido e busca identificar se há vírus circulantes no corpo.
De acordo com a professora e coordenadora da pesquisa, Gabriela Duarte, o diagnostico já acontece no primeiro dia de sintoma da pessoa. “Esse teste, assim como o PCR, amplifica o material genético do vírus em milhões de cópias, que só foram produzidas porque havia a existência do vírus ali. Diferente de um teste sorológico por exemplo, que detecta após 10 dias se o paciente desenvolveu anticorpos. Quando ele descobre já até se curou, mas contaminou várias pessoas”.
De acordo com a coordenadora o teste é eficaz e possui baixo custo, afirmando ainda que ele estava sendo estudado por cerca de 6 anos em outros vírus. Ressaltando também a importância de laboratórios realizarem mais testes alegando que “isso democratiza o acesso, é importante para países mais pobres como o nosso, que não é todo lugar que tem estrutura e equipamentos avançados”.