O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
O HOJE NEWS

Advogada esclarece mudanças na previdência para 2021 e benefícios represados no INSS

Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Goiás concedeu entrevista ao O Hoje News, edição da tarde, desta segunda-feira (1º/2) | Imagem: reprodução

Postado em 1 de fevereiro de 2021 por Carlos Nathan Sampaio
Advogada esclarece mudanças na previdência para 2021 e benefícios represados no INSS
Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Goiás concedeu entrevista ao O Hoje News

Nathan Sampaio

A advogada presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Goiás, Ana Carollina Ribeiro, concedeu entrevista ao O Hoje News, edição da tarde, desta segunda-feira (1º/2) e esclareceu pontos sobre os reajustes das aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, a especialista também falou sobre a quantidade de pedidos de benefícios represados no Instituto que, no final de 2020, chegou a 1,7 milhão.

Sobre as mudanças para 2021, a especialista no assunto, a advogada explica que “a estimativa do governo foi inferior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)  e que devido a isso, muito provavelmente ocorra o reajuste do salário mínimo vigente, que passou de R $1045,00 para R $1.100”. Vale destacar que os salários de dezembro (pagos em janeiro) ainda tiveram descontos pelos valores antigos. As novas contribuições vão incidir somente sobre a folha de janeiro, a ser quitada em fevereiro.

Já em relação aos pedidos represados, que estão acumulados em cerca de
1,7 milhão, segundo dados do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Ana Carollina destacou que a
Reforma da Previdência e a pandemia contribuíram para a demora na análise e
explica quais os direitos do contribuinte nesses casos. Ela diz que a nova
metodologia dos cálculos e a virtualização das perícias tornam o processo de
análise das solicitações mais longo.

“As pessoas que estão com esses pedidos represados e tem urgência para resolver essa questão, precisam procurar advogados especialistas na matéria para auxiliá-los,
porque muitos pedidos estão prejudicados pela forma como está sendo feito”, disse a advogada, que também deu outras opções para que o problema seja resolvido.

Assista a entrevista na íntegra em nosso canal no Youtube

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.