O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Expansão

Prefeitos estão procurando Caiado para se filiarem ao DEM

Partido deve aumentar ainda mais o número de prefeitos; hoje já são 62 municípios comandados por democratas | Foto: reprodução

Postado em 13 de fevereiro de 2021 por Carlos Nathan Sampaio
Prefeitos estão procurando Caiado para se filiarem ao DEM
Partido deve aumentar ainda mais o número de prefeitos; hoje já são 62 municípios comandados por democratas | Foto: reprodução

Dayrel Godinho 

Com 62 prefeitos eleitos por todo o Estado de Goiás o governador, Ronaldo Caiado (DEM), está iniciando conversas com outros oito prefeitos de siglas como MDB, Republicanos e PL a fim de trazê-los para o quadro de filiados ao Democratas e fortalecer ainda mais a sigla para as eleições de 2022, quando o governador deve concorrer à reeleição.

A busca, de acordo com o presidente do Diretório Metropolitano do Democratas, Lyvio Luciano, está partindo dos próprios prefeitos e, somente nesta semana, três novos prefeitos já se filiaram à sigla. São oito nomes que estão conversando com a sigla e, de acordo com Lyvio, “nos próximos dias devem ser filiados novos nomes nos próximos dias, porque existe uma grande procura”.

O democrata explica que a principal ambição dos gestores é de se aproximar do governador e da gestão de Caiado. Ele, porém, não quis citar quais seriam os três prefeitos que já se filiaram à sigla. “É a maneira que os prefeitos estão adotando para mostrarem que, realmente, querem ser ‘governo’”, filiando-se”, comentou o presidente.

Entre os cotados estão os prefeitos de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), de Rialma, Fred Vidigal (PTB) e de Guarinos, José Antônio (PL), que estiveram na capital nesta semana. O Sistema Eleitoral Filia Web, porém, ainda não consta que os prefeitos estão filiados ao DEM, ou solicitaram desfiliação.

A situação, de acordo com o prefeito de Novo Gama, ainda deve perdurar nos  próximos dias porque o período ainda é de conversas e este primeiro contato com a cúpula do Democratas foi para alinhar a possibilidade de se filiar à sigla.

“Estamos [Mangão e outros prefeitos] alinhando, mas já estou na base do governador. Só falta o ajuste e, no momento certo vou conversar com a nossa Deputada federal Magda Mofato [deputada federal pelo PL] e com o nosso presidente do PL Flavio Canedo, e alinhar estas coisas”, comentou o prefeito que, na edição do último final de semana (6 e 7), já havia adiantado a sua intenção de se filiar a outro partido, caso o PL não estivesse alinhado com o governador.

Maior partido do Estado 

Hoje, a sigla, que é comandada pelo governador, Ronaldo Caiado, governa uma população de 17,98% de todo o Estado. Este número, inclusive, é 500% maior do que o número de prefeitos eleitos em 2016. Naquele ano o Democratas elegeu apenas 10 prefeitos. O partido tem o dobro do PP, que tem 31 prefeitos eleitos e do MDB, que tem 30 prefeitos eleitos.

Com a possível chegada de Mangão, o DEM aumenta ainda mais a população governada pela sigla. Isso porque o município é bastante estratégico pelo governo, que busca atuar no Entorno do Distrito Federal. Novo Gama tem 46 mil eleitores. 

Além de Mangão, há outros prefeitos que também estão em negociação com o governo e há, inclusive, três prefeitos que já se filiaram à sigla. Ou seja, o Democratas já tem 65 prefeituras dos 246 municípios goianos já pensando nas eleições de 2022.  Os nomes, porém, foram mantidos em sigilo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também