Após 4 meses de vacinação em Goiás, número de imunizados supera casos de Covid-19
Na noite desta terça-feira (18/05) dados da SES mostraram que 586.911 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a doença, enquanto casos registrados são 585.544. Neste mesmo dia, a primeira professora também foi vacinada
Há exatos 4 meses as primeiras pessoas eram vacinada contra a Covid-19 em Goiás. Passadas as semanas, nesta terça-feira (18/05) o Estado registrou outro fato muito relevante, vacinou um total de 586.911 pessoas, ultrapassando o número de infectados pela doença desde o início da pandemia. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), que apontou que o número de casos neste mesmo dia alcançou um total de 585.544. Dados foram recolhidos no início desta noite e são referentes ao painel disponibilizado pela pasta.
Além disso, levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 1.196.259 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. vale reforçar que os dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.
Ainda conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as Secretarias Municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19).
Em relação às vacinas, o Estado de Goiás já recebeu 2.631.220 doses de imunizantes, sendo 1.351.530 da CoronaVac, 1.224.700 da AstraZeneca e 54.990 da Pfizer. Além disso, o governador Ronaldo Caiado anunciou em seu Twitter a chegada de 21.060 doses de imunizantes da Pfizer a Goiás na madrugada desta quarta-feira (19/05). Segundo o governador, os imunizantes serão destinados a aplicação de primeiras doses em Goiânia, Aparecida, Anápolis, Trindade e Rio Verde.
Professores
A primeira professora a ser vacinada também teve sua dose aplicada nesta terça-feira (18). A docente Keila Cristina Borges Lopes Ferreira, de 41 anos, trabalha em um Cmei de Anápolis, a 55 km de Goiânia. A cidade foi a primeira a começar a imunizar a categoria dentro dos grupos prioritários e, agora, a primeira a imunizar profissionais da educação. “É uma emoção grande, porque tive a graça de sobreviver à doença, mas muitos não tiveram a oportunidade de se vacinar, muitos morreram”, afirmou Keila em entrevista à imprensa.
A previsão é que a cidade imunize 6 mil profissionais da educação básica, tanto em instituições públicas quanto privadas. No plano de imunização, os professores deveriam ser imunizados depois dos moradores de rua e detentos. Além de Anápolis, Rio Verde, sudoeste de Goiás, também começou a vacinar profissionais da saúde nesta terça-feira.