Andre Mendonça deve ser o indicado de Bolsonaro ao STF, diz jornal
Bolsonaro afirmou em reunião ministerial que pretende indicar ministro da AGU ao STF.
O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), disse nesta segunda-feira (06/07), em reunião ministerial, que pretende indicar o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Andre Mendonça, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga que Mendonça deve ocupar é a do ministro Marco Aurélio, que completa a idade limite de 75 anos. A informação foi confirmada pelo Poder360.
Bolsonaro já havia anunciado que iria indicar alguém evangélico a suprema corte, já que igrejas neopetencostais apóiam o governo e tem cobrado uma designação ao STF. O nome de Mendonça é bem vista pela ala ideológica do governo e pela base política do presidente na Câmara dos Deputados.
Por outro lado, a imagem do ministro é desgastada com o próprio STF, já que a AGU pediu a abertura de inquéritos para investigar críticos a Bolsonaro e por sua atuação da discussão sobre a realização de missas e cultos durante a pandemia da covid-19.
Mendonça será o terceiro ministro da AGU a ser indicado para uma cadeira no STF. Antes de serem ministros, Gilmar Mendes e Dias Toffoli também ocuparam o cargo. Gilmar no governo de Fernando Henrique Cardoso e Toffoli no governo Lula.