O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Bolsonaristas

Deputados avaliam possibilidade de união entre Caiado e Bolsonaro

Base do presidente em Goiás espera que Caiado se posicione pró-Bolsonaro

Postado em 6 de julho de 2021 por Samuel Straioto
Deputados avaliam possibilidade de união entre Caiado e Bolsonaro
Base do presidente em Goiás espera que Caiado se posicione pró-Bolsonaro | Foto: Reprodução

Uma possível união entre o governador Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro é avaliada com atenção por deputados da base do presidente da República, em Goiás. Em meio à uma relação marcada por aproximações e distanciamentos, parlamentares avaliam que ainda é possível uma aliança entre os dois líderes. No entanto, tudo vai depender dos gestos de cada um deles, faltando pouco mais de um ano para as eleições 2022, quando os dois gestores deverão tentar reeleição.

O deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) que é um dos nomes de representação do grupo bolsonarista em Goiás, recentemente lançou uma enquete para saber se as posições da Direita no estado, se deve apoiar Caiado para o governo, ou até mesmo outro nome que venha a representar o grupo. Tido como alternativa para disputa a vaga no Palácio das Esmeraldas, Vitor Hugo afirma que ainda é cedo e que ainda cabe uma aliança com o governador. No entanto, ele cobrou posição de Caiado, se vai apoiar Bolsonaro ou o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já que o DEM pretende apresentá-lo como pré candidato em meados de setembro deste ano.

“A nossa intenção é de realmente identificar na população se existe um sentimento de que a Direita deve ter um posicionamento em Goiás, a gente sabe que o Brasil está polarizado, a gente não sabe, por exemplo, qual a atitude do DEM daqui pra frente. Vi uma nota hoje dizendo que o DEM vai lançar em setembro o Mandetta como pré-candidato, como isso vai se refletir no estado de Goiás? O governador vai estar com o presidente Bolsonaro desde o 1º turno? Ou a Direita vai sentir a necessidade de uma representação mais alinhada com o presidente desde o início, porque a luta contra a Esquerda vai continuar de uma maneira mais ferrenha ainda. Acho que é um primeiro passo para verificar se há viabilidade para algo mais independente aqui do Estado”, argumentou o parlamentar.

Já o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC), também é ligado ao presidente Jair Bolsonaro, porém é próximo do governador Ronaldo Caiado. Glaustin acredita que é possível sim uma aliança entre Caiado e Bolsonaro no ano que vem e que os dois estarão juntos num mesmo palanque nas eleições do ano que vem. O deputado trabalha para nova vinda de Bolsonaro a Goiás, com participação do governador Ronaldo Caiado.

“Eu sou muito de pacificar, sou muito de construir para todos dentro do mesmo propósito. Não tenho dúvida, está tendo alguns arranhões, mas é que nem filho e pai, quando o filho é muito custoso e o pai ama muito, assim é o relacionamento do presidente Bolsonaro com o governado Ronaldo Caiado. Eles tiveram algumas distorções, mas um tem um respeito muito grande pelo outro e gostam um do outro. Estou tentando trazer o presidente aqui pro o estado e disse a ele que o governador Ronaldo Caiado vai participar do nosso evento e na brincadeira ele disse que claro que vai, se ele não for não vou nem participar. Não tenho dúvida que vão se unir. É o que acredito”, destacou Glaustin.

O relacionamento entre Caiado e Bolsonaro é de altos e baixos. Os dois eram próximos, mas se distanciaram no início da pandemia, após críticas do presidente quanto a medidas de controle tomadas por governadores e prefeito para conter o avanço da Covid-19. Caiado chegou a anunciar rompimento, mas depois houve aproximação. No entanto, desde a última visita de Bolsonaro a Goiás, em Anápolis, houve um distanciamento e, por enquanto, ainda não houve novo capítulo de reaproximação. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também