O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por idade

100% das doses devem ser destinadas à população em geral

Proposta deve acelerar o cronograma de vacinação contra a Covid-19

Postado em 8 de julho de 2021 por Daniell Alves
100% das doses devem ser destinadas à população em geral
Proposta deve acelerar o cronograma de vacinação contra a Covid-19 | Foto: Reprodução

As doses de vacinas contra a Covid-19 em Goiás devem ser destinadas somente para a população geral em ordem decrescente por idade. A alteração ocorreu após reunião da Comissão Intergestores Bipartites (CIB), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). O objetivo é atualizar a estratégia de vacinação de Covid-19 nos municípios goianos. Em nota ao O Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital informa que o cronograma de vacinação vai seguir o que será estabelecido no Conselho de Secretarias Municipais (COSEMS). 

A CIB aprovou em reunião a Resolução CIB n° 100/2021, que destina 100% das doses de vacina contra Covid-19 para a população geral, em ordem decrescente. A proposta é que, a partir das próximas remessas, pacientes com comorbidades (definidas no PNO), além de idosos, profissionais da saúde e da educação, gestante e puérperas (que ainda não tenham se vacinado), possam se vacinar independente da faixa etária que o município esteja atendendo. Os demais serão imunizados de acordo com a idade, seguindo a ordem decrescente.

Portanto, fica revogada a Resolução CIB nº 097/2021, que estipula 10% das doses para Grupos Vulneráveis e 90% para população em geral, ou seja, a orientação é que os municípios destinem toda a quantidade de doses recebidas à população em geral.

De acordo com o titular da SES, Ismael Alexandrino, a mudança irá dar maior celeridade à vacinação no Estado. Além disso, as pessoas de grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com comorbidades, já foram todas vacinadas. A previsão é que ainda haja prioridade para idosos e profissionais de Saúde. “Se um profissional de saúde de 23 anos for contratado para trabalhar em uma unidade de Saúde e o município dele não chegou nesta idade, deve ser vacinado”, explica o secretário.

Grupos específicos 

No último mês, a CIB estabeleceu a resolução que autorizava a destinação de até 10% das doses recebidas para grupos específicos apontados em seu município como mais vulneráveis ou mais expostos ao vírus. O objetivo seria facilitar o papel coletivo da vacinação, aplicando as doses no maior número de pessoas possível e no menor tempo, de forma que o imunizante, de fato, chegue até a população. 

Vacinação 

A SMS determinou 16 unidades de saúde para aplicação da primeira dose contra a Covid-19 nesta quinta-feira (8/7). O atendimento será feito por agendamento via aplicativo Prefeitura 24 horas, com vagas disponibilizadas na manhã desta quarta-feira. Do total de doses, 70% segue para população sem comorbidade a partir de 44 anos e 30% para os grupos prioritários. Não haverá atendimento no drive thru do Shopping Passeio das Águas. (Daniell Alves, especial para O Hoje).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também