O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Deputados

Alego retorna sessões para votar Transferência de Renda

Sessão de autoconvocação discutirá outros três projetos do governo; incentivo fiscal a produtores rurais também está na pauta

Postado em 15 de julho de 2021 por Samuel Straioto
Alego retorna sessões para votar Transferência de Renda
Sessão de autoconvocação discutirá outros três projetos do governo; incentivo fiscal a produtores rurais também está na pauta | Foto: Reprodução

Deputados estaduais serão convocados para participar de sessões extraordinárias que devem acontecer na próxima sexta-feira (16), ou na segunda-feira (19). Cinco matérias devem ser votadas no período de autoconvocação da Assembleia Legislativa de Goiás. De acordo com o presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), serão analisados projetos de autoria do governo; O primeiro uma Bolsa Capacitação, o segundo é quanto à subvenção econômica das estatais, um terceiro que visa a concessão de Bolsa Qualificação; o quarto relativo à regras para uso de recursos da Lei Aldir Blanc. O último é o que institui um programa de transferência de Renda, o Mães de Goiás.

Um dos principais projetos é relativo a criação de um Programa de Fomento Agropecuário, intitulado como ‘ProGoiás Rural’. Para o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, Goiás tem ficado menos competitivo do que outros estados produtores de bens agropecuários. Segundo o deputado, o programa promoverá uma alteração em alíquotas do ICMS. “Esse ProGoiás Rural é pra regulamentar é regularizar as vendas do Feijão, Milho e Peixe para fora do estado. Nós estamos perdendo para concorrentes que tem o ICMS mais barato, então estamos fazendo uma lei para resolver essa questão, alterando a alíquota”, destacou.

Para o deputado federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner (DEM), o programa é importante, pois outros setores da economia já contam com ações de incentivo, por exemplo o industrial que tem o ProGoiás e os antigos Fomentar e Produzir. “Ele visa dar competividade aos produtos rurais do estado de Goiás, estimulando cadeias produtivas, a produção rural. Muitas vezes a gente se vê prejudicado por leis federais ou mesmo de processos e convênios que passam pelo Confaz e o projeto dará condições para que o estado estimule as cadeias produtivas, como o ProGoiás no setor industrial, comercial, entre outros programas de fomento”, destacou o parlamentar.

Transferência

Já o Mães de Goiás vai substituir o Renda Cidadã. Será um programa permanente com foco em pessoas em situação de extrema pobreza. O valor da ajuda mensal será de R$ 200 para mães com filhos de zero a seis anos.  O antigo Renda Cidadã foi suspenso ainda em junho de 2018, em razão de uma recomendação do Ministério Público.  O governo alega que cerca de 50% dos pagamentos nos anos de 2017 e 2018, não eram feitos. Segundo a Casa Civil, os projetos ainda não foram enviados e passam por ajustes finais antes do encaminhamento ao Legislativo. A informação também foi confirmada pelo líder do governo na Assembleia, Bruno Peixoto (MDB). O Mães de Goiás valerá por 12 meses com possibilidade de prorrogação por até 36 meses.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também