Professor José Hidasi morre aos 95 anos, em Goiânia
Professor e doutor húngaro sofreu parada cardiorrespiratória.
O professor doutor José Hidasi morreu na manhã desta segunda-feira (19/05) em Goiânia. José, de 95 anos, era conhecido internacionalmente trabalhos e estudos na área de biologia e zoologia, com a aplicação da taxidermia, ele foi vÃtima de uma parada cardiorrespiratória.
Segundo a famÃlia, ele estava internado desde o último dia 15 no Hospital Monte Sinai, em Goiânia. Hidasi é natural da Hungria e vivia no Brasil desde 1950, onde realizou o grande sonho de explorar e vivenciar a fauna brasileira.
O professor participou ativamente da concepção e fundação de uma série de museus naturais no Brasil. Em Goiânia, ele criou o Museu de Ornitologia de Goiânia, onde ele mantinha o acervo de espécimes empalhados. Eram animais provenientes de zoológicos, criatórios particulares e até recolhidos em estradas.
Ao longo de mais de 50 anos de vida, o professor acumulou um acervo de mais de 100 mil exemplares de aves, mamÃferos, peixes, répteis e outros. O seu museu, em Goiânia, era espaço de visitação, principalmente de alunos de escolas de todo o estado.