Tebet na corrida presidencial fortalece aliança Caiado e Daniel
Simone Tebet amplia protagonismo do MDB ao entra na disputa
A entrada em cena da senadora Simone Tebet na corrida eleitoral para o Palácio do Planalto, esquenta o debate sobre
candidatura de centro e coloca o MDB novamente como protagonista. Essa é a percepção de líderes ouvidos pelo jornal O Hoje que torcem para que esse debate contribua para a ampliação de
suas bancadas nos estados, principalmente da Câmara Federal.
Agora são dois nomes dentro do partido: Simone Tebet e o ex-presidente Michel Temer que entra na história como peça aglutinadora, dado seu capital político e moral dentro do partido. A cúpula e seus líderes estimulam o debate de olho nos moderados que não pertencem a ala nordestina, mais afinada com o lulopetismo. Para eles, o partido tem uma história progressista desde a redemocratização e o bom desempenho de Simone na CPI da Saúde, será mais uma força para quebrar a polarização Lula/Bolsonaro.
Esse movimento do MDB não é só para chamar a atenção para a legenda,mas evitar uma debandada regional e prejudicar a eleição de uma grande bancada no Congresso. Se continuasse passando ao largo do debate, certamente o nordeste aglutinaria ao projeto do PT e as régios sudeste e sul se dividiriam entre outras legendas, incluindo o bolsonarismo.
A retomada das conversas sobre candidaturas ainda é um ensaio, mas pode ser concretizada em apoios políticos no próximo ano. No caso de Goiás, essa estratégia do MDB favorece a negociação dos emedebistas com o governador Ronaldo Caiado (Democratas) e Daniel Vilela. Dificilmente os prefeitos vão diminuir a pressão sobre Daniel para bater o martelo selando a aliança. (Especial para O Hoje)