O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 28 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Resposta

“Ninguém fechará essa corte”, diz Fux sobre ameaças golpistas de Bolsonaro

Discurso do presidente do STF ocorre um dia após ameaças golpistas feitas por Bolsonaro contra a corte.

Postado em 8 de setembro de 2021 por admin
“Ninguém fechará essa corte”
Discurso do presidente do STF ocorre um dia após ameaças golpistas feitas por Bolsonaro contra a corte | Foto: Reprodução

Em discurso realizado nesta quarta-feira (08/09), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luíz Fux, criticou as atitudes e falas do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), e as classificou como “golpistas”. Fux afirmou, também, que “ninguém fechará a corte” e disse que “Nós a manteremos de pé, com suor e perseverança”.

O discurso do presidente da Suprema Corte ocorre um dia após as manifestações com pautas antidemocráticas realizadas em Brasília e São Paulo. Nas manifestações, Bolsonaro voltou a fazer ameaças e ataques ao STF.

Em resposta, Fux alertou que, se Bolsonaro realmente ignorar medidas impostas pelo STF contra ele e a União, estará cometendo “crime de responsabilidade, que deverá ser analisado pelo Congresso Nacional”.

“O STF não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso”, disse o presidente do STF.

O ministro disse, também, que “ofender a honra dos ministros, incitar a população a propagar discursos de ódio contra a instituição do Supremo e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas e ilícitas”.

“Não podemos tolerar, em respeito ao juramento constitucional que fizemos ao assumir uma cadeira na Corte”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também