Avanço da vacinação contra Covid-19 permite a ampliação de cirurgias eletivas em Goiás
Diante da vacinação contra a Covid-19 que já atende a faixa etária de 12 anos e pessoas acima de 70 anos de idade com dose de reforço, vem sendo constatado uma diminuição de complicações provocadas pela doença e a necessidade de internação. Com queda da demanda por internação, mais leitos de UTI estão disponíveis durante […]
Diante da vacinação contra a Covid-19 que já atende a faixa etária de 12 anos e pessoas acima de 70 anos de idade com dose de reforço, vem sendo constatado uma diminuição de complicações provocadas pela doença e a necessidade de internação. Com queda da demanda por internação, mais leitos de UTI estão disponíveis durante pandemia, e estes serão destinados a apoiar centros cirúrgicos dedicados a procedimentos programados.
O governador Ronaldo Caiado anunciou, na última segunda-feira (27/09) a ampliação dos procedimentos cirúrgicos eletivos no sistema estadual de saúde em todas as regiões do Estado. Caiado fez o pronunciamento do assunto durante inauguração da nova recepção geral Dr. Lindolfo de Barros e da passarela de interligação do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
“Essa é a etapa seguinte: avançarmos agora, em ritmo acelerado no atendimento dessa demanda que, indiscutivelmente, diante da pandemia, ficou represada”, disse o governador.
São consideradas cirurgias eletivas aquelas agendadas em data facultada pelo paciente ou cirurgião, conforme a legislação vigente. O retorno dos agendamentos e da realização de procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidades foi autorizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) por meio da portaria 1.440/2021.