Massacre no Texas é considerado o segundo maior desde 2012; veja outros casos
Nesses 16 anos, aconteceram ao menos cinco massacres, sendo dois no mesmo ano. A chacina ocorrida no Texas é a segunda mais letal desde 2012.
Os Estados Unidos está em profundo estado de luto. O massacre na escola de ensino fundamental aconteceu nesta terça-feira (25/5) em Uvalde, Texas e deixou 21 mortos. O criminoso foi identificado pelas autoridades como Salvador Roma, de 18 anos. Ele morreu no local após uma troca de tiros com a polícia. Infelizmente, essa não é a primeira vez que massacres em instituições de ensino acontecem, nesses 16 anos, aconteceram ao menos cinco massacres, sendo dois no mesmo ano. A chacina ocorrida no Texas é a segunda mais letal desde 2012.
Geralmente situações como essa acontecem com enredos parecidos, um atirador que é ex-aluno ou que estuda na escola, entra dentro da instituição, matando docentes e alunos. Em muitos casos, a arma mais usada é um rifle para executar a ação. Veja outros casos que já ocorreram:
Massacre Sandy Hook, Newtown, Connecticut
Esse crime ocorreu em 2012 e deixou 26 mortos. Adam Lanza, de 20 anos, invadiu a escola e matou 20 alunos, 6 funcionários e se matou depois. O homem atirou contra a sua família e depois tirou sua própria vida. Durante o tiroteio, os educadores tentavam contatar o serviço de emergência, mas não foram ouvidos. As primeiras viaturas chegaram ao local às 9h39, ou seja, já era tarde demais.
Santa Fe High School, Santa Fe, Texas
Em 2018, o aluno Dimitrios Pagourtzis, de 17 anos, sofria bullying e por isso atirou contra os colegas de classe matando nove jovens, um professor e outras 10 pessoas ficaram feridas. De acordo com investigações da polícia, no diário encontrado, o garoto expressava a intenção de cometer um atentado. Ele foi levado sob custódia e cooperou com a polícia. A família do assassino pediu desculpas aos parentes das vítimas e relataram que estavam confusos, porque ele era um filho “quieto e amoroso”.
Red Lake Senior High School, Red Lake, Minnesotta
Novamente por um aluno da escola, Jeffrey Weise, de 16 anos, matou seus avós e logo em seguida, entrou no colégio secundário Red Lake, matando um professor, um segurança e cinco alunos. O ataque durou 10 minutos. No final do assassinato, ele se suicidou.
West Nickel Mines School, Nickle Mines, Pensilvânia
Em outubro de 2006, Charles Carl Roberts, não era aluno do colégio localizado na comunidade Amish, vila de Paradise. O assassino entrou na escola, ordenando que os meninos e os professores fossem embora. Em seguida, amarrou cinco meninas de frente a um quadro negro e atirou contra elas. Após o crime, ele se matou.
Stoneman Douglas High School, Parkland, Flórida
Nikolas Cruz, portando um rifle, matou 17 pessoas. Ele foi preso. O crime aconteceu na escola Marjory Stoneman Douglas High School, a motivação do crime se deu através de uma punição disciplinar que ele sofreu, sendo expulso da instituição. De acordo com a polícia, Nikolas matou três pessoas antes de entrar na escola, 12 dentro do colégio e outras duas após darem entrada no hospital, ainda com vida, mas não resistiram.