O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Educação ambiental

Trilha Chica Machado, que liga parques Macambira Anicuns e Bernardo Élis, é inaugurada em Goiânia

As ações fazem parte do evento “Um Dia no Parque”, promovido simultaneamente em unidades de conservação em todo o Brasil

Postado em 25 de julho de 2022 por Rodrigo Melo

A Trilha Chica Machado, que liga o Parque Macambira Anicuns ao Parque Bernardo Élis, foi inaugura, na manhã deste domingo (24/7). A concentração será no Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns, no Setor Novo Horizonte.

O percurso tem três quilômetros sendo que 500 metros são de terra, com placas de sinalização, e 2,5 quilômetros asfaltados. O cidadão pode percorrer o caminho tanto a pé como de bicicleta.

As ações fazem parte do evento “Um Dia no Parque”, promovido simultaneamente em unidades de conservação em todo o Brasil. São mais de 350 unidades em todo o país, com essa ação de consciência e preservação ao meio ambiente.

Leia também: Dia Mundial do Meio Ambiente levanta discussões sobre relação com agronegócio

Em Goiânia, haverá troca de materiais recicláveis por mudas de árvores, e instalação de Eco Barreira no Córrego Macambira para a contenção de resíduos. A programação ainda conta com aulão de ginástica funcional no Parque Bernardo Élis.

Durante o evento, os participantes caminharão no percurso da trilha do Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns até o Parque Bernardo Élis.

Homenagem

A trilha foi batizada com o nome de Chica Machado, negra que foi comprada como escrava aos 13 anos, e acabou por se tornar mulher influente e respeitada no Arraial de Cocal, área rural próxima ao município de Niquelândia.

Segundo a história contada entre gerações de habitantes locais, Chica foi uma negra, ex-escrava, que viveu na região e que se tornou muito rica. Ela passou a comprar escravos para libertá-los.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também