O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Saúde

HIV: Médicos anunciam 4º caso de cura através de transplante

Após dois transplantes, alguns pacientes não apresentaram sinais de vírus no corpo

Postado em 28 de julho de 2022 por Mariana Fernandes

Um quarto caso de cura da infecção pelo HIV foi anunciado nesta quarta-feira (27). Mesmo que seja uma boa notícia em meio a pandemia da doença, alguns especialistas dizem que a forma pela qual a emissão foi alcançada não foi uma estratégia em saúde pública aplicável em larga escala. 

O paciente de 66 anos, identificado como quarto curado do HIV, não quis ser identificado. Ele recebeu o apelido  de “paciente de City of Hope” (em tradução livre, cidade da esperança).

O homem já está há 17 meses sem sinais do vírus no corpo, mesmo depois de parar o tratamento. O uso dos medicamentos poderia ter sido interrompido até antes, segundo o centro de saúde, mas esperaram até o momento em que ele fosse vacinado contra a Covid.

A remissão da infecção ocorreu por conta do tratamento de uma segunda doença. Com o transplante realizado,  os médicos, então, buscaram um doador de medula que fosse naturalmente imune ao vírus HIV. 

Leia também: Professora é morta a facadas pelo ex-namorado

O transplante ocorreu há cerca de três anos e meio. A partir disso, o paciente de City of Hope conseguiu bloquear a via de entrada do HIV em suas células de defesa e, dessa forma, acabou curado.

Primeiros casos de cura envolvem transplante de células- tronco

A primeira pessoa curada foi Timothy Ray Brown, também conhecido como o “paciente de Berlim”. Após fazer o transplante o paciente foi diagnóstico ‘curado’ do HIV.

Em entrevista à Folha, o paciente comentou: “Após o transplante, eu me senti muito bem e sabia que, clinicamente, a minha carga viral estava indetectável. O dr. Gero Hütter, o médico que fez o procedimento que me levou à cura. Então, eu pensei que deveria haver um motivo para isso, que talvez eu não estivesse curado. Mas depois eles publicaram o artigo, aí eu acreditei”.

Na ocasião, Brown também afirmou que não queria ser o único curado e que estava feliz por ter “novos irmãos” na família, uma referência ao segundo paciente livre do vírus.

Leia também: Gabriel Medina comenta em foto de Jade Picon, e fãs se revoltam

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também