O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Política

“Fake news”, diz Delegado Waldir sobre possibilidade de recuo em prol de candidatura única

Segundo candidato, chegada de Marconi à corrida não o intimida

Postado em 11 de agosto de 2022 por Felipe Cardoso

Candidato ao Senado na chapa encabeçada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), o deputado federal Delegado Waldir (UB) conversou com a reportagem do O HOJE sobre os rumores que apontam para a desistência de alguns nomes na corrida. 

Na maioria das pesquisas de intenção de voto publicadas até o momento, o candidato aparece em segundo lugar quando no páreo há também o nome do ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Em um cenário onde o ex-governador não figura como candidato, Waldir lidera em relação aos demais. 

Recentemente, porém,  o ex-governador anunciou sua decisão final: recuou de seu projeto ao governo para lançar nome ao Senado — por vezes chegou a ser cotado, inclusive, para a Câmara. Diante da decisão de Perillo, cresceram, nos bastidores, rumores que apontam para duas diferentes possibilidades. 

A primeira, de que candidaturas isoladas na chapa do governador tendem a favorecer o projeto de eleição do tucano. Isso porque, na avaliação de alguns players, ter candidatos avulsos na disputa favorece a oposição ao dividir os votos entre aqueles que são simpáticos em relação à base.  

Um outro comentário forte é de que Waldir podia recuar. Por mais incoerente que pareça essa hipótese, haja vista o protagonismo do federal, algumas fontes consideram a possibilidade de um “recuo estratégico”. Em uma análise tida como “fria” da situação, Waldir poderia, a pedido do governador, abrir espaço para outro candidato —  Alexandre Baldy (PP) é tido como o mais provável — em detrimento da eleição do maior número de aliados. 

Uma vez na disputa pela Câmara, a reeleição de Waldir é vista como certa. O mesmo não pode ser dito em relação a Baldy, que chegaria à disputa sem mandato, apesar de seu histórico. Em um cenário sem Waldir na disputa pelo Senado, o governador poderia eleger dois aliados e não um, como pode acontecer em uma cenário onde ambos brigam pela mesma cadeira. 

Ao comentar o assunto em entrevista ao O HOJE, porém, Waldir foi incisivo: “é fake news”. E argumentou: “Isso é trabalho de contrainteligência. Um trabalho da oposição, daqueles que estão com medo que eu vá para as ruas. Parece que estão assustados com a ideia de me enfrentar, de enfrentar o Delegado Waldir que tem cheiro de povo. Isso assusta os demais candidatos que acabam plantando várias sementes na tentativa de fazer com que a gente recue”. 

Ao ser questionado sobre o retorno de Marconi Perillo à corrida rumo ao Senado, garantiu que isso não o incomoda. “Não muda em nada. Ninguém escolhe adversário. Existem vários Golias, mas, como Davi, serei estratégico e buscarei as bênçãos do povo. Então vejo isso como indiferente”. 

O candidato permanece entusiasta, mesmo com a chegada de Marconi na disputa, em relação à ideia das candidaturas isoladas ao Senado. “Fui eu que provoquei isso junto ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. Se não fosse por mim, poderíamos estar tirando uma candidatura da cartola agora. Toda eleição é difícil, mas buscarei trabalhar e ser aclamado por Deus e pelo povo”, finalizou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também