O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
Educação

84 obras em Cmeis estão canceladas ou paralisadas na Capital

As obras feitas com recursos do Fundo Nacional da Educação (FNDE) se desgastam com as ações do tempo e de vândalos.

Postado em 20 de agosto de 2022 por Raphael Bezerra

Goiânia tem 107 obras de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas. Destas, 80 foram canceladas e quatro estão paradas. As obras feitas com recursos do Fundo Nacional da Educação (FNDE) se desgastam com as ações do tempo e de vândalos. Em Goiás 70 obras de Cmeis estão paralisadas e 331 canceladas. 

Segundo dados do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), os Cmeis que ainda aguardam finalização são: Bairro Floresta, Jardim Real, Solar Ville e Grande Retiro. O valor total investido pelo FNDE nessas obras foi de R$ 5,1 milhões e todas têm entre 42% e 80% de conclusão. 

No início do ano a administração disponibilizou 9,9 mil vagas a mais para a educação infantil. Contudo, o quantitativo não foi suficiente para atender a demanda. Cerca de 3 mil vagas ficaram em falta para atender crianças na faixa de 11 meses e 3 anos. Apenas os grupos de crianças com 4 anos de idade que não necessitam de liberação de vagas neste ano.  

Em 2021, a fila de espera de crianças para entrar na  rede pública do município foi de 7 mil crianças no primeiro semestre e 3,9 mil no segundo semestre. A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para entender de quem são as responsabilidades dessas obras e o motivo das paralisações e cancelamentos, mas até o fechamento desta edição não obtivemos respostas.  (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.