O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Publicidade
Nova gestão

Rosa Weber assume presidência do STF com missão de tirar tribunal do foco durante eleições

Conhecida por suas discrição e por evitar os holofotes, Rosa optou por uma cerimônia estritamente institucional, que começa às 17h

Postado em 12 de setembro de 2022 por Ícaro Gonçalves

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber assume nesta segunda-feira (12/9) a presidência da Corte, com a missão de tirar o Poder Judiciário do foco do debate político durante as eleições. Aos 73 anos, a ministra será empossada há menos de um mês do primeiro turno, em meio ao acirramento das tensões eleitorais.

Conhecida por suas discrição e por evitar os holofotes, Rosa optou por uma cerimônia estritamente institucional, que começa às 17h na sede do tribunal, em Brasília, e deve durar hora e meia. Foram convidados cerca de 1.300 pessoas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Leia também: Rosa Weber é eleita nova presidente do STF

Expectativa para a gestão

A nova presidente do STF não possui a mesma proximidade com a classe política características de outros colegas de Corte. Mesmo assim, é esperado que Rosa tenha mais interlocução com os mandatários após o resultado das eleições.

Fontes ligadas à Corte apontam que a ministra deve dar continuidade ao seu estilo discreto, o que poderá afastar o STF da cena política durante sua gestão. Ela será presidente até outubro de 2023, quando chegará aos 75 anos, idade em que ocorre a aposentadoria compulsória de ministros.

Carreira

Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi juíza do trabalho de 1976 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) de 1991 a 2006. Presidiu o TRT-4 no biênio de 2001 a 2003. De 2006 a 2011, exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o STF, sendo empossada em 19/12/2011. Ela presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020 e é autora de diversos artigos.

Vice-presidente

O ministro Luís Roberto Barroso, que assumirá a vice-presidência do STF, é natural de Vassouras (RJ). É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro. O ministro integra o Supremo Tribunal Federal (STF) desde 26/6/2013.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também