Rosa Weber é eleita nova presidente do STF

A ministra substituirá Luiz Fux e está no STF desde 2011, quando foi indicada por Dilma Rousseff.

Postado em: 10-08-2022 às 15h51
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Rosa Weber é eleita nova presidente do STF
A ministra substituirá Luiz Fux e está no STF desde 2011, quando foi indicada por Dilma Rousseff. | Foto: Reprodução

A ministra Rosa Weber foi eleita nesta quarta-feira (10/8) presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A posse dela está marcada para o dia 12 de setembro. O ministro Luís Roberto Barroso foi eleito vice-presidente.

Ambos foram eleitos por 10 votos a um. A eleição é feita entre os próprios ministros do tribunal e são protocolares. O STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio, baseado em antiguidade.

Rosa substituirá o ministro Luiz Fux na presidência da Corte mas, diferente dos presidentes anteriores, não cumprirá dois anos de mandato, pois deve se aposentar em outubro de 2023 ao completar 75 anos.

Continua após a publicidade

“Essa tradição não ofusca, não inibe, não prejudica o fato de eu estar sensibilizada pelo voto de confiança de vossas excelências. Exercer a chefia do Poder Judiciário, para uma juíza de carreira como eu, que está há 46 anos, é uma honra inexcedível”, afirmou a ministra.

“Em especial nesses tempos tumultuados que nós estamos vivendo, o exercício deste cargo trata-se de um imenso desafio”, continuou.

“Vou procurar desempenhá-lo com toda serenidade e com a certeza do apoio de vossas excelências, que para mim será fundamental. E sempre na defesa da integridade e na soberania da Constituição e do regime democrático.”

A ministra está no Supremo Tribunal Federal desde 2011, quando foi indicada pela então presidente Dilma Rouseff (PT). Em 2018 ela presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e comandou as eleições daquele ano.

Veja Também