domingo, 11 de outubro de 2026
Propaganda eleitoral

Daniel usa gestão Caiado como modelo, mas sofre cobranças do futuro da gestão

Especialista e oposição questionam estrutura, valorização dos profissionais e detalhamento das novas políticas

Bruno Goulartpor em
Daniel Vilela
Daniel Vilela apresenta propostas e defende continuidade da gestão do ex-governador Ronaldo Caiado. Foto: Divulgação

Bruno Goulart

O programa eleitoral de Daniel Vilela (MDB) para o Governo de Goiás no rádio e na TV aposta na continuidade do trabalho iniciado pelo ex-governador e presidenciável Ronaldo Caiado (PSD) e apresenta propostas para ampliar ações nas áreas de saúde, educação, tecnologia, segurança e desenvolvimento econômico. Com o conceito “futuro seguro”, a campanha procura associar o candidato aos resultados apresentados como conquistas da atual gestão e, ao mesmo tempo, apresentar novos projetos para um eventual próximo governo.

Na saúde, um dos principais símbolos utilizados pela campanha é o Cora, hospital destinado ao tratamento de câncer infantil. Segundo o programa eleitoral, a unidade já realizou mais de 16 mil consultas, mais de 1,6 mil cirurgias e atendeu mais de 500 crianças e adolescentes.

Além do Cora, a campanha destaca hospitais em Uruaçu, Águas Lindas, Goiânia, Luziânia e Itumbiara, além de seis policlínicas em Posse, Goianésia, Cidade de Goiás, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos e Formosa. A regionalização aparece como um dos principais argumentos. Segundo o programa, a ampliação da estrutura permitiu aproximar consultas, exames e tratamentos dos moradores do interior, o que teria reduzido a necessidade de deslocamentos para Goiânia.

 

 

A campanha também apresenta propostas para ampliar essa estrutura. Daniel promete modernizar os hospitais de Aparecida de Goiânia, Formosa, Jaraguá, Jataí e o HDT, em Goiânia. Também prevê a construção de policlínicas em Campos Belos, Mineiros e Mozarlândia, além da oferta de tratamento de hemodiálise em todas as policlínicas do Estado.

Outra promessa é o novo Hugo, apresentado como um hospital público de urgências com 500 leitos e 20 salas de cirurgia. O programa afirma ainda que o atual prédio do Hospital de Urgências de Goiás será reformado e transformado em um novo Hospital da Mulher, com maternidade, exames e consultas.

Ouvido pelo O HOJE, o cientista político e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Pedro Pietrafesa avalia que a discussão sobre a saúde precisa ir além da apresentação de novas unidades. Para Pietrafesa, é necessário entender como a estrutura estadual será articulada com os municípios e como serão administrados os recursos destinados ao setor. 

“As perguntas que precisam ser feitas são: como está estruturado o atendimento à saúde no âmbito estadual, para além da questão do novo Hugo?” O cientista político também defende que seja analisada a relação entre as responsabilidades do Estado e dos municípios e a aplicação dos recursos que chegam do governo federal.

Educação

Na educação, a inteligência artificial é uma das principais apostas apresentadas por Daniel. O candidato promete levar a tecnologia para dentro das salas de aula, ampliar o ensino bilíngue para mais escolas e oferecer cursos profissionalizantes no período noturno para jovens que trabalham durante o dia. O programa também prevê levar alunos para experiências fora do Brasil.

A campanha associa as propostas aos resultados apresentados pelo governo Caiado e destaca as Escolas do Futuro. Ao avaliar o setor, a vereadora por Goiânia Professora Ludmylla (PT) reconhece os investimentos realizados na estrutura das unidades, mas faz críticas à política de valorização dos profissionais da educação.

“É importante começar falando sobre o que funcionou, valorizar o que foi bom e também apontar o que precisa melhorar”, afirma. Segundo a vereadora, o governo Caiado investiu em estrutura física, tecnologia, uniformes e outros recursos, mas os investimentos nos trabalhadores não ocorreram na mesma proporção.

Plano de carreira

Ludmylla aponta que os professores perderam mais de 50% do plano de carreira durante a gestão e que o plano aprovado pelo governo não teria recuperado as perdas acumuladas. A parlamentar também aponta falta de políticas públicas voltadas à saúde mental dos profissionais e afirma que os servidores administrativos da educação foram esquecidos.

Outro ponto levantado pela vereadora é a carga de aulas. Segundo Ludmylla, eram 28 aulas e, durante a gestão Caiado, passaram para 32. Depois de mobilização dos profissionais, chegaram a 30. “Isso gerou uma sobrecarga”, afirma. Para a vereadora, os resultados obtidos por Goiás na educação também precisam ser relacionados ao trabalho dos profissionais. “É inegável que Goiás permaneceu por muito tempo em primeiro lugar no Ideb, graças ao trabalho e ao compromisso dos profissionais da educação”, diz. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Daniel Vilela Governo de Goiás programa eleitoral

Veja também

Record cancela debate presidencial do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

Record cancela debate presidencial do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro

Encontro estava marcado para domingo (11) e seria o primeiro confronto direto entre os candidatos
Nunes Marques manda suspender canal de WhatsApp pró-Lula

ELEIÇÕES 2026

Nunes Marques manda suspender canal de WhatsApp pró-Lula

Decisão do presidente do TSE atende pedido de Flávio Bolsonaro e vale até o fim do segundo turno
Caso Master completa um mês sem andamento na presidência do STF

CASO MASTER

Caso Master completa um mês sem andamento na presidência do STF

Polícia Federal (PF) deve entregar a Fachin, na terça-feira (13), um relatório com menções a in...
celina leão

ELEIÇÕES NO DF

Celina Leão denuncia panfleto com número errado no DF

Governadora afirma que vai encaminhar o material à Polícia Federal para identificar os responsáve...
Flávio Bolsonaro faz moto-carreata em São Gonçalo e pede votos para o segundo turno

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro faz moto-carreata em São Gonçalo e pede votos para o segundo turno

Candidato do PL participou de ato com o governador eleito Douglas Ruas e o prefeito Capitão Nelson
TSE dá 48 horas para Meta explicar suposta restrição a conteúdo da campanha de Lula

ELEIÇÕES 2026

TSE dá 48 horas para Meta explicar suposta restrição a conteúdo da campanha de Lula

Decisão atende a ação da coligação de Luiz Inácio Lula da Silva, que acusa a empresa de tentat...
Fábio Faria diz em áudio que presença de Moraes seria risco em viagem à Bahia

CASO VORCARO

Fábio Faria diz em áudio que presença de Moraes seria risco em viagem à Bahia

Faria propôs manter a viagem no feriado de 7 de setembro apenas com o grupo, ao afirmar que a prese...
Celina Leão

SAÚDE NO DF

Celina Leão anuncia ampliação do pronto-socorro do Hospital de Brazlândia

Obra de reforma e ampliação deve elevar a capacidade de atendimento da unidade