Onda de calor altera rotina em escolas públicas goianas
Goiás ultrapassou 40ºC em alguns municípios.
O tempo seco é muito propício para as diversas doenças respiratórias. E com umidade relativa do ar abaixo dos 30%, nosso organismo precisa de uma atenção especial. E procurar uma sombra é o ideal para evitar a desidratação.
Os mais de 40 parques e bosques que existem em Goiânia são frequentados diariamente por quem pratica esportes ao ar livre. Mas devido ao tempo seco e a baixa umidade, a população deve ter cuidado redobrado e evitar a exposição ao sol.
“Nessa época do ano o ideal é consumir muito líquido, principalmente aquelas pessoas que praticam atividades físicas. O ideal é que todos evitem muita exposição ao sol entre as 10h e às 16h, pois esse é o horário que ele está muito intenso”, explicou Daniela Campos, médica pneumologista.
Dentre os vários problemas que surgem durante o tempo destacam-se as alergias respiratórias, ressecamento da pele, irritação dos olhos e até mesmo pequenos sangramentos pelo nariz. E quem treina, deve ficar atento aos cuidados na hora de realizar as atividades físicas devido à baixa umidade.
“Um bom horário para praticar atividade física é sempre pela manhã, entre as 06h e 09h, ou no final do dia, após as 18h”, orienta Guilherme Souza, professor de educação física.
Outro fator que ajuda o organismo a ter um menor desgaste, é escolher roupas mais leves que podem garantir uma maior mobilidade e respiração corporal. “Sempre que o aluno opta em treinar em ambientes abertos, como os parques, a respiração corporal já é melhor. E com esse calor e a umidade do ar muito crítica, minha indicação é evitar o uso de bermuda ou calças de moletom, além de optar por camisetas com proteção UV”, explica Souza.
Temperaturas ultrapassam os 40ºC em Goiás
Já são mais de 122 dias sem chuvas no estado, e esta semana Goiás registrou 40°C em várias cidades. Na última segunda-feira (12), os termômetros de Porangatu marcaram 43°C. Em Goiânia a temperatura atingiu os 40ºC na última quarta-feira (14). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, pois a umidade do ar pode ficar abaixo de 12% durante a semana.
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que a semana já pode ser considerada a mais quente do ano, já que as temperaturas devem permanecer, mas que em algumas regiões do estado, há probabilidades de precipitação.
“O termômetro de rua pega um ambiente já quente e a casca de lata dele provoca uma interferência. A temperatura registrada por ele é a máxima da máxima. Quanto a previsão, a população de Rio Verde e Jataí viu alguns chuviscos na tarde da última quarta”, explica André Amorim.
Elizabeth Alves Ferreira, chefe do Inmet em Goiás, explica que o tempo seco já vem persistindo por semanas, porém durante essa semana está sendo ainda pior, já que esse ar está descendo para a superfície “o que faz com que a umidade fique mais baixa ainda, ocasionando aí elevação de temperatura e o que a gente chama de onda de calor”, explica.
Para esta sexta-feira (16) as informações divulgadas no Boletim do Cimehgo, apontam que os termômetros podem chegar a 38ºC nas regiões Leste e Central, 34ºC na região Sul, 36ºC no centro do Estado e 33ºC no sudoeste goiano. Na capital goiana, a máxima será de 34ºC e a umidade pode chegar a 16% e existe uma probabilidade de chuva na casa dos 30%.
Mudanças para amenizar o calor
Com registros de baixa umidade em Goiânia, as escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da capital promovem uma série de atividades para amenizar o calor e proporcionar às crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino mais conforto durante o período de permanência nas unidades. Entre as medidas adotadas, estão mudanças no cardápio e realização de atividades em ambientes externos.
O Cmei Cecília Meireles, que fica no Setor Norte Ferroviário, apostou em brincadeiras lúdicas com balões e banho de mangueira. Já a Escola Municipal Grande Retiro realizou atividades de pintura ao ar livre, enquanto o Cmei Mundo Novo III levou os bebês para atividades lúdicas na área externa da instituição.
Secretário de Educação de Goiânia, Wellington Bessa explica que nos meses de agosto e setembro a programação das unidades educacionais passa por mudanças para deixar as atividades e as aulas mais dinâmicas e atrativas.
“Muitas atividades estão sendo promovidas pelas escolas e Cmeis para enfrentar a onda de calor e o tempo seco. Além de atividades com água, promovemos uma semana inteira de atividades externas. Todas essas ações agradam as crianças, e os profissionais também”, afirma.
Outras unidades, como a Creche Caetano Foglia, ampliaram a oferta de frutas e de alimentos que hidratam e repõem energia. O Cmei Goiânia Viva, localizado na Região Oeste da cidade, também realiza uma série de propostas pedagógicas ao ar livre. (Especial para O Hoje)