O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Eleições 2022

Vices apostam em agendas próprias para ampliar alcance dos governadoriáveis

Braços direitos dos candidatos ao governo cobrem estado em busca de virar votos e indecisos

Postado em 29 de setembro de 2022 por Francisco Costa

Na campanha eleitoral deste ano, os vices dos governadoriáveis não são meramente figurativos. Com agendas próprias, eles levam as propostas de gestão dos candidatos em encontros e carreatas, e buscam virar votos, além da preferência dos indecisos. 

Presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela é o vice de Ronaldo Caiado (União Brasil). Na quarta-feira (28), ele participou de palanque móvel – um tipo de minicarreata mais perto da população – no Bairro Goiás, em Goiânia, pela manhã; e seguiu para outro evento do tipo no Jardim Dom Bosco, em Aparecida, à tarde. Em seguida, aconteceu uma carreata com o governador na cidade. A agenda do candidato ainda incluía visita ao interior.

Antes, na terça-feira (27), ele esteve em Nova Aurora, Corumbaíba, Marzagão, Água Limpa, Buriti Alegre, Panamá e Goiatuba. Na segunda-feira (26), ele também realizou palanques móveis em Aparecida de Goiânia.

Vilela foi o primeiro vice escolhido para a campanha. Caiado deixou de lado Lincoln Tejota e acolheu o emedebista como pré-candidato ainda no ano passado, em 24 de setembro. “Maguito Vilela deixou sucessor e Daniel será meu vice na chapa em 2022”, declarou em 2021. Em 2018, eles foram adversários.

Vice de Gustavo Mendanha (Patriota), o ex-deputado federal Heuler Cruvinel (Patriota) marcou presença na última segunda-feira em Rio Verde e região, seu reduto. Enquanto isso, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia cobria a região metropolitana. 

Já terça de Cruvinel foi de muitas carreatas. Essas ocorreram em São Miguel do Araguaia, Mundo Novo, Nova Crixás, Mozarlândia, Araguapaz, Aruanã e Britânia. 

Vale lembrar, o ex-deputado foi escolhido por Mendanha para auxiliar na campanha no sudoeste goiano e com o agronegócio. Da mesma chapa, ele foi anunciado na convenção, em 5 de agosto. “Também queríamos um vice católico. Eu e o João somos evangélicos, então queríamos um nome católico”, declarou à época. 

Fernando Tibúrcio (PSB), vice Wolmir Amado (PT), teve agendas internas na segunda e na quarta-feira. Ele realizou articulações diversos. Na terça, realizou entrega do plano de governo ao Arcebispo de Goiânia dom João Justino, às 9h na Casa Episcopal, junto com o candidato ao governo. Ele também acompanhou o petista no debate.

O Jornal O Hoje também solicitou a agenda da vice de Vitor Hugo (PL), terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto mais recentes, mas não teve o retorno até o fechamento da matéria. A candidata é Keila Borges (PL).

Como estão as pesquisas na reta final?

No levantamento Goiás Pesquisas/Mais Goiás do último sábado (24), Caiado lidera com 38,92% das intenções de voto em primeiro turno. Tecnicamente empatados aparecem Gustavo Mendanha e major Vitor Hugo (PL) com 21,58% e 20,17%, respectivamente.

Depois vem Wolmir Amado (PT) com 7,25%. Completam a pesquisa: Professor Reinaldo Pantaleão (UP), 1,17%; Edigar Diniz (Novo), 0,83%; Cíntia Dias (PSOL), 0,5%; e professora Helga (PCB), 0,42%. Brancos e nulos foram a 3,33%, enquanto indecisos, 5,83%.

No segundo turno, Caiado venceria Mendanha por 47,83% a 31,08% e Vitor Hugo por 52,08% a 26,17%.

A pesquisa ocorreu de 19 a 22 de setembro e ouviu 1.200 eleitores. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos e a confiança é de 95%. Os registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são BR-07091/2022 e GO-05750/2022.

Já na Serpes/O Popular de sexta (23), Caiado aparece 50,8% das intenções de voto, vencendo em primeiro turno, Mendanha com 18,5% e Vitor Hugo com 9,2%. Wolmir tem 2,4%; Cíntia Dias, 0,5%; Edigar Diniz e Reinaldo Pantaleão, 0,2% cada. Professora Helga não pontuou.

O levantamento ouviu 801 eleitores de 20 a 22 de setembro e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais. Os registros na Justiça Eleitoral são GO-09662/2022 e BR-04791/2022.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também