Candidaturas de direita vencem em 90% das zonas controladas por milícias no RJ
O atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro teve quase meio milhão de votos nos territórios da capital fluminense
Maior parte das candidaturas de direita venceram de forma significativa em bairros dominados pela milícia na cidade do Rio de Janeiro. Na análise baseada no mapa da organização não governamental Fogo Cruzado e em dados do Tribunal Superior Eleitoral, o presidente ganhou em nove zonas e perdeu em apenas uma.
O atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) teve quase meio milhão de votos nos territórios da capital fluminense que têm predomínio de forças armadas e militares. Entre os maiores campos de votação estavam os bairros Campo Grande e Paciência, redutos da facção Liga da Justiça.
Para a análise foram observadas as zonas eleitorais dos bairros: Praça Seca, Santa Cruz, Rio das Pedras, Tanque, Taquara, Curicica, Sulacap, Cosmos, Paciência, Campo Grande, Barra da Guaratiba, Guaratiba, Campinho, Vargem Grande e Vargem Pequena.
O único local dentro da análise, que Luiz Inácio Lula da Silva ganhou, foi em Rio das Pedras, um dos redutos mais antigos das milícias do estado. Para a realização da pesquisa, a escolha foi baseada em dados do Mapa Histórico dos Grupos Armados do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Fogo Cruzado.
Veja também: