O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Despedida

Ex-governador de São Paulo, João Doria anuncia desfiliação do PSDB

“Cumpri minha missão política partidária pautada na excelência da gestão pública”, disse Doria no anuncio

Ícaro Gonçalvespor Ícaro Gonçalves em 19 de outubro de 2022

O ex-governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (19/10) sua desfiliação do PSDB, partido do qual foi filiado por 22 anos. O anúncio foi feito pelo conta oficial de Dória no Twitter.

“Anuncio minha desfiliação do PSDB após 22 anos no partido. Inspirado na social-democracia e em nomes como Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC [o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso], cumpri minha missão política partidária pautado na excelência da gestão pública e em uma sociedade mais justa e menos desigual”, afirmou na rede social.

Doria perdeu capital político no último ano. Ele chegou a vencer as prévias do PSDB para ser o candidato do partido à Presidência, mas enfrentou resistências internas. Em maio, o empresário anunciou a desistência à corrida presidencial e na mesma semana, o PSDB optou por apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB).

Carreira política

Doria deu start à sua carreira política em 2016, quando venceu em primeiro turno a disputa pela Prefeitura de São Paulo e ganhou destaque nacional. Geraldo Alckmin apadrinhou politicamente João Doria no PSDB e articulou sua possibilidade de concorrer à Prefeitura, ao vencer tucanos com maior bagagem na sigla, como Andrea Matarazzo e Ricardo Tripoli.

Em 2018, Doria deixou o posto de prefeito para ser eleito governador naquele ano: recebeu 51,75% dos votos, contra 48,25% de Márcio França (PSB) – a diferença entre os dois foi de 741.507 votos.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também