segunda-feira, 5 de outubro de 2026
Risco à sociedade

China pode ter quase um milhão de mortes ao sair da “Covid zero”, diz estudo

A política de combate deixou de ser cumprida, após uma vasta quantidade de protestos em todo o país

Mariana Fernandespor em

A saída rápida e despreparada da China da política de “Covid Zero” pode levar o país a quase um milhão de morte, devido o aumento de infectados. De acordo com um novo estudo, o país se prepara para uma onda de precedentes de infecções que se espalha em suas maiores cidades.

A política de combate a Covid porém, deixou de ser cumprida após uma vasta quantidade de protestos em todo o país contra as restrições que para muitos “prejudicaram os negócios e a vida cotidiana”.

Segundo projeções da Universidade de Hong Kong, uma reabertura de comércio em todo o país pode resultar em até 684 mortes por milhão de pessoas. Contando com toda a populaçõa da China de 1,4 bilhão de pessoas, isso equivale a 964.400 mortes.

Aumento de infectados

No centro financeiro de Xangai, as escolas passaram a maioria das aulas online a partir de segunda. Na metrópole de Guangzhou, no sul, as autoridades disseram aos alunos que já estão tendo aulas online para que não se prepararem para o retorno às aulas.

Na megacidade de Chongqing, no sudoeste, as autoridades anunciaram no domingo que os funcionários do setor público com teste positivo para Covid podem trabalhar “normalmente” – uma reviravolta notável para uma cidade que apenas algumas semanas atrás estava no meio de um bloqueio em massa.

A China também parou de relatar casos assintomáticos na semana passada, admitindo que não era mais possível rastrear o número real de infecções. Esses casos assintomáticos costumavam representar a maior parte do número oficial de casos do país.

Veja também: Anvisa aprova uso emergencial de vacinas bivalentes contra covid-19

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

papa

ELEIÇÕES 2026 | VATICANO

Papa Leão XIV cita “operário” São Francisco e pede paz no dia da eleição no Brasil

Leão XIV fez a referência durante mensagem sobre São Francisco de Assis e destacou a necessidade ...
Brasileira

TRAGÉDIA NOS EUA

Brasileira é suspeita de matar filha de 4 anos após perder guarda nos EUA

Criança foi baleada em Houston, no Texas; mãe também atirou contra si e morreu no dia seguinte
Alerta sobre suposta operação dos EUA às vésperas da eleição é enviado ao Sisbin

Embaixada dos EUA em Brasília

Alerta sobre suposta operação dos EUA às vésperas da eleição é enviado ao Sisbin

Reportagem da Fórum atribui a fontes da PF e da diplomacia brasileira a suspeita de interferência ...
Piloto relata como salvou 174 passageiros durante tentativa de sequestro em voo

ato heroico

Piloto relata como salvou 174 passageiros durante tentativa de sequestro em voo

Smit Machchhar afirmou a Narendra Modi que continuou reagindo mesmo gravemente ferido para impedir q...
Após EUA, Austrália também fecha embaixada no Brasil

NÃO EXPLICOU FECHAMENTO

Após EUA, Austrália também fecha embaixada no Brasil

Representação em Brasília suspendeu as atividades nesta sexta-feira (2), mas manterá assistênci...
EUA suspendem atendimentos em embaixada e consulados no Brasil

A DOIS DIAS DAS ELEIÇÕES

EUA suspendem atendimentos em embaixada e consulados no Brasil

Serviços presenciais estão paralisados nesta sexta-feira (2) por questões de segurança; governo ...
Trump diz que acompanha as eleições brasileiras “muito de perto”

Eleições 2026

Trump diz que acompanha as eleições brasileiras “muito de perto”

Presidente dos EUA não cita candidatos e faz declaração em meio a acusações de interferência n...
eua

EUA x Irã

Trump diz que “aniquilar o Irã” criou “paz no mundo” e ameaça novo ataque

Presidente americano afirmou à revista TIME que poderia destruir a República Islâmica caso não s...