Três estreias movimentam o Cine Cultura esta semana
Além dos filmes internacionais, entra em cartaz o curta goiano ‘Frame Fatal’, de Thiago Rabelo, parte do projeto Curta Goiás
O público cativo do Cine Cultura confere, a partir de quinta-feira (2/2), três estreias, sendo uma delas o curta goiano ‘Frame Fatal’, de Thiago Rabelo. Entram em cartaz também o filme sueco ‘Garoto dos céus’ e ‘Holy Spider’, produção conjunta entre Dinamarca, Alemanha, Suécia e França.
‘Garoto dos céus’ lança um olhar sobre a tensa relação entre o poder religioso islâmico no Egito e a elite política do país; Já o elogiadíssimo ‘Holy Spider’ aborda a onda de assassinatos de mulheres que aterrorizou o Irã entre 2000 e 2001, quando o serial killer Saeed Hanaei ficou conhecido como “Spider Killer” pela mídia iraniana ao assassinar 16 prostitutas em nome da missão divina de “limpar a cidade de Mashhad do pecado”. ‘Holy Spider’ fez sua estreia mundial no Festival de Cannes em 2022, com a atriz Zar Amir Ebrahimi conquistando o prêmio de melhor atriz.
‘Frame Fatal’ será exibido como abertura para ‘Holy Spider’. O curta de Thiago Rabelo foi inspirado no legado do cinema noir e possui “um pé” no século XXI. Frame Fatal narra a trajetória de Toni Balestrero (João Paulo Tito), detetive particular situado em terras goianienses que aceita um serviço sem saber que nele há muito mais em jogo do que apenas a quitação do próximo aluguel.
O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), e funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, inclusive aos finais de semana. Os ingressos saem a R$10 (inteira) e R$ 5 (meia) e devem ser adquiridos na própria unidade, apenas em dinheiro.
Sinopses
1º – AFTERSUN (2022, Reino Unido/EUA, 14 anos, 102 min, dir: Charlotte Wells)
Sophie reflete sobre a alegria compartilhada e a melancolia de um feriado que passou com seu pai vinte anos atrás, quando ainda era criança, viajando para a Turquia. Memórias reais e imaginárias preenchem as lacunas enquanto ela tenta reconciliar o pai que conviveu com as verdades sobre o homem que não conhecia totalmente.
2º – GAROTO DOS CÉUS (2022, Suécia, 14 anos, 120 min, dir: Tarik Saleh)
Adam, filho de um pescador, recebe o privilégio de estudar na Universidade Al-Azhar do Cairo, o epicentro do poder do islamismo sunita. Pouco após sua chegada na cidade, a maior liderança religiosa da universidade, o Grande Imã, morre repentinamente. Adam logo se torna uma peça nesse jogo brutal pelo poder entre os religiosos egípcios e a elite política.
3º – REGRA 34 (2023, Brasil, 18 anos, 100 min, dir: Julia Murat)
Simone é uma jovem defensora pública que defende mulheres em casos de abuso. No entanto, seus próprios interesses sexuais a levam a um mundo de violência e erotismo.
4º – SHORTBUS (2006, EUA, 18 anos, 101 min, dir: John Cameron Mitchell)
Um grupo de nova-iorquinos presos em seu ambiente romântico-sexual converge em um famoso salão subterrâneo por causa de sua mistura de arte, música, política e carnalidade.
5º – HOLY SPIDER (2022, Dinamarca/Alemanha/Suécia/França, 18 anos, 116 min, dir: Ali Abbasi)
Uma jornalista investiga o submundo da cidade sagrada iraniana Mashad, em busca de um serial killer de prostitutas. Conhecido como Spider Killer, o assassino acredita estar numa missão espiritual de limpar as ruas do pecado.
Curta Goiás: FRAME FATAL (2018, Goiás, 14 anos, 21 min, dir: Thiago Rabelo)
Inspirado no legado do cinema noir e com um pé no século XXI, Frame Fatal narra a trajetória de Toni Balestrero (João Paulo Tito), detetive particular situado em terras goianienses. Imerso numa crise financeira digna de seu tempo, ele vê as coisas mudarem depois que Laura (Adryele Muriel) bate à sua porta com uma proposta. Desesperado, Toni aceita o serviço sem saber que, nele, há muito mais em jogo do que apenas a quitação do próximo aluguel.
De 2 a 4 de fevereiro
14:00 – AFTERSUN (14 anos)
16:00 – GAROTO DOS CÉUS (14 anos)
18:20 – REGRA 34 (18 anos)
20:10 – Curta Goiás: FRAME FATAL (21 min, 14 anos) + HOLY SPIDER (18 anos)
De 5 a 9 de fevereiro
14:00 – AFTERSUN (14 anos)
16:00 – GAROTO DOS CÉUS (14 anos)
18:20 – SHORTBUS (18 anos)
20:10 – Curta Goiás: FRAME FATAL (21 min, 14 anos) + HOLY SPIDER (18 anos)