Número de mortos em terremoto na Turquia e na Síria passa de 5 mil
O tremor durou aproximadamente um minuto e meio e foi o maior terremoto a atingir a região em 80 anos
O número de mortos por conta de um terremoto que atingiu a Turquia e na Síria na madrugada de segunda-feira (6/2) já passa de 5 mil.
O tremor durou aproximadamente um minuto e meio e foi o maior terremoto a atingir a região em 80 anos. Milhares de pessoas ainda estão sendo resgatadas, e outras milhares seguem desaparecidas.
O número total de mortos leva em conta as contagens dos dois países. Na manhã desta terça-feira, o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, disse que o número de mortos em seu país por conta do tremor aumentou para 3.419. Na Síria, o balanço de mortos é de 1.612.
O raio de alcance do tremor foi de 250 quilômetros, e, portanto ele foi fortemente sentido em centenas de municípios e cidades dos dois países.
O epicentro ocorreu a 10 quilômetros da superfície – esta é uma profundidade considerada baixa e pode explicar, em parte, o tamanho da destruição provocada.
No momento, as equipes de resgate trabalham nos locais afetados para retirar os sobreviventes debaixo dos escombros. Pelo que se sabe, o terremoto alcançou magnitude de 7,7, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Leia também: Terremoto deixa mais de 1,6 mil mortos e 3 mil feridos na Turquia e na Síria