O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Novidade

Confeiteira cria receita de sorvete com óleo de palma no lugar da gordura hidrogenada, em Goiânia

Associação Brasileira de Produtores também explica benefícios do óleo à saúde

Postado em 10 de fevereiro de 2023 por Mariana Fernandes
Confeiteira cria receita de sorvete com óleo de palma no lugar da gordura hidrogenada
Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma também explica benefícios do óleo à saúde | Foto: Divulgação

Em Goiânia, uma confeiteira desenvolveu uma solução saudável para substituir a gordura hidrogenada em suas receitas de sorvete, pelo óleo de palma. Também chamado de azeite de dendê, que é extraído do fruto do dendezeiro, ele é considerado uma gordura saudável, rico em vitamina A, E, antioxidantes, e propriedades que podem ajudar a melhorar a saúde física e mental. 

Dona Conceição, fundadora da gelateria Di Maria, explica que a receita faz sucesso e está longe dos perigos da saúde. “Depois de pesquisar e ver os perigos que a gordura hidrogenada causa à nossa saúde, resolvi buscar uma alternativa. Foi aí que encontrei o óleo de palma, que além de ser um produto natural, não causa danos a saúde”.

Além de ser uma alternativa saudável, ela conta que o sorvete com óleo de palma também permite mais leveza e sabor. “O sorvete feito com gordura trans, tem sabor artificial, sem falar que, após consumir, vem a sensação de empanzinamento. Já o óleo de palma não tem sabor, ele só dá consistência no sorvete”, relata. 

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (Abrapalma), cerca de 80% da produção de óleo de palma, no Brasil é destinado à indústria alimentícia, como matéria-prima para produtos de grande consumo, como biscoitos, bebidas lácteas, temperos e sorvetes. 

A associação também explica, que o óleo inclui em sua composição os ácidos graxos – essenciais para o funcionamento das células (responsáveis pela produção de energia, o transporte de gorduras do fígado para os tecidos do corpo), além de ômega 6 e 9. 

Veja também: Sal rosa do Himalaia: saiba como identificar se o tempero é verdadeiro ou falso

Medidas

Neste ano, inclusive, vence o prazo da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a eliminação global da produção industrial da gordura hidrogenada (ou trans) em alimentos. De acordo com o relatório divulgado no dia 23 de janeiro, 43 países já implementaram medidas para a eliminação da substância, inclusive no Brasil. Porém, cinco bilhões de pessoas em todo o mundo ainda permanecem desprotegidas contra a substância.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também