4 grandes eventos esportivos já sediados em Goiânia
A capital de Goiás é também um relevante centro esportivo a nível nacional e internacional
Segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste e a décima em todo o território brasileiro, Goiânia é um dos mais importantes polos econômicos da região. Além de servir como ponto estratégico para companhias e indústrias de diferentes áreas, a capital de Goiás é também um relevante centro esportivo a nível nacional e internacional.
Não à toa, o município recebeu ao longo das últimas décadas competições do alto escalão do esporte brasileiro e mundial, colocando a Capital do Cerrado no mapa dos grandes eventos das mais diversas modalidades. Do futebol ao automobilismo, grandes estrelas passaram pela cidade e desfilaram seu talento pelas quadras, campos, pistas e mesas goianienses.
Campeonato Brasileiro de Poker
Considerado o principal circuito de poker do país e um dos maiores da América Latina, o Brazilian Series of Poker (BSOP) é disputado desde 2006. Atualmente em sua 16ª temporada, a competição passou ao longo desses anos por 18 cidades brasileiras e três estrangeiras. Em 2009, Goiânia sediou pela única vez uma etapa do torneio, promovendo o terceiro evento da quarta temporada.
Naquela oportunidade, mais de 200 jogadores disputaram o prêmio no Clube Fiori-Winnin e mostraram que o Texas Hold´em, categoria mais popular do quinto esporte da mente, também é um grande sucesso no Centro-Oeste do Brasil. Além da capital goiana, a cidade de Rio Quente também já recebeu seis etapas do BSOP, tornando o estado de Goiás o quinto, entre 13 unidades federativas que já fizeram parte dessa história, com mais participações no evento.
Stock Car Pro Series
Maior categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car é hoje disputada em sete circuitos espalhados pelo país, além de uma prova realizada na Argentina. Das 12 corridas previstas no calendário de 2023, duas foram agendadas para acontecer no tradicional Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia: a abertura do campeonato, em março, e a sétima etapa, em setembro.
Com 3.835 quilômetros de extensão e 13 curvas, o circuito faz parte da programação da Stock desde a inauguração da categoria, em 1979. De lá para cá, a etapa goiana só ficou de fora em 1982, 2002, 2003 e de 2005 a 2013. Após seu retorno em 2014, a prova não deixou mais a competição.
Além da Stock Car, o autódromo realiza desde 1996 provas da Copa Truck (conhecida como Fórmula Truck até 2016), com caminhões, e da mais recente NASCAR Brasil Sprint Race, criada em 2023 numa parceria entre a tradicional categoria norte-americana e a competição brasileira que acontece desde 2012.
Copa América de futebol
Originalmente prevista para acontecer em 2020 em sede-dupla, na Argentina e na Colômbia, a Copa América foi remarcada para o ano seguinte e foi transferida para o Brasil, palco da edição anterior, em 2019. Dos seis estádios utilizados no primeiro torneio, apenas o Maracanã foi novamente indicado e quatro novos locais foram escolhidos. Dentre eles, o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
Com capacidade para 13.500 torcedores, o Olímpico recebeu sete partidas da Copa América 2021, todas sem público, assim como nos demais jogos do torneio. Destaque para o empate do Brasil com o Equador por 1 a 1, na última rodada da fase de grupos, e para a vitória da Argentina por 3 a 0 diante dos mesmos equatorianos nas quartas de final, com direito a gol de Lionel Messi. Os Hermanos terminaram como os grandes campeões do torneio.
Liga das Nações de voleibol
Criada em 2018 pela Federação Internacional de Voleibol, a Liga das Nações surgiu como substituta da antiga Liga Mundial e se tornou logo de cara uma das mais importantes competições da modalidade no planeta. Disputada por seleções masculinas e femininas do mundo todo, ela é dividida entre quadrangulares preliminares, realizados em diferentes países, e a fase final, sempre com sede única.
Já na edição inaugural, o time masculino brasileiro recebeu os jogos da segunda semana de disputa na Goiânia Arena. As partidas válidas pelo Grupo 6 da fase inicial tiveram também a participação do Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, e o Brasil conquistou três vitórias nos três duelos. A seleção nacional seguiu até as semifinais e terminou o torneio na quarta colocação.