Ano novo tem alerta de tempestade do Cimehgo
Vila Roriz ficou alagada por conta das chuvas no fim de semana do ano novo
As primeiras semanas do ano de 2024 podem ser marcadas com chuvas intensas isoladas, como diz o Centro de Informações Meteorológicas do Estado de Goiás (Cihmego), para a alegria parcial dos goianienses. Contudo, podem ser lembradas também pela mistura de altas temperaturas com níveis elevados de umidade do ar, ocasionando no aumento de tempestades como vistas durante os dois últimos meses do ano de 2023, inclusive na semana em que se comemorou a virada do ano.
De acordo com a entidade, este início de ano ainda estará em estado de alerta para o risco alto de tempestades se formarem em todas as regiões do Estado. Com isso, as próximas semanas do ano de 2024 terão temperaturas entre 20°C e 30°C com umidade do ar de 50% a 95%, com isso, as tempestades podem chegar a rajadas de ventos a 60 quilômetros por hora.
Dentro disso, os arredores da Capital como nos setores Crimeia Leste e Vila Roriz ficaram alagados nas chuvas do ano novo, sendo que neste último bairro mencionado ocorreu o transbordamento do Rio Meia Ponte para região com a água atingindo altura de 40 a 50 centímetros nas ruas do bairro. Foi possível ver nas redes sociais pessoas andando com a água atingindo a cintura devido o transbordamento.
Muito pelo motivo das chuvas intensa vistas na em Goiás é por conta do efeito climático “El Niño” que chegou em setembro, causando um aumento nas temperaturas de ambos os oceanos atlânticos e pacíficos e ocasionando um período de longa estiagem e calor, batendo recorde de temperatura em goiânia em setembro. Contudo, o El Niño irá persistir até abril de 2024 segundo um alerta internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), mesmo com a chegada das chuvas e climas amenos no estado.
Por causa disso, o Governo de Goiás criou em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Goiás (CBMGO) a ação “Goiás Alerta e Solidário” para o combate mais rápido de socorro em casos de tempestades.