Prefeitura de Goiânia refaz dique de contenção para conter água da chuva e evitar alagamentos na região da Vila Roriz
Dique foi construído pela gestão municipal em 2021, mas foi danificado após movimentações de terra realizadas por uma empresa terceirizada que atua na área de saneamento básico
O prefeito Rogério determinou, nesta terça-feira (2/1), primeiro dia útil do ano, a reconstrução imediata do dique de contenção na Vila Roriz. O serviço já foi concluído pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) no fim da tarde. O objetivo é restabelecer imediatamente as condições de segurança e bem-estar da população na localidade, para em seguida avaliar as responsabilidades pelo ocorrido.
A barreira havia sido feita em 2021 pela Seinfra para impedir o transbordamento em casos de elevação do nível do rio, e apresentava resultados positivos na contenção de água durante fortes chuvas. No entanto, moradores relataram às equipes da Prefeitura que uma empresa terceirizada que atua na área de saneamento básico fez movimentações de terra no local, danificando e rompendo o dique construído pela gestão municipal.
Diante disso, o local registrou alagamentos que causaram transtornos à população da região no último domingo (31/12), após as fortes chuvas que duraram cerca de 6 horas, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimego).
“Nosso compromisso principal é com a população, por isso priorizamos a reconstrução do dique de contenção para evitar alagamentos em caso de mais chuvas. Em 2021, nossa gestão atuou imediatamente para combater os transtornos causados pelas chuvas na Vila Roriz. Agora assumimos mais uma vez essa responsabilidade, e a Agência de Regulação vai analisar o que causou o rompimento da barreira”, afirma o prefeito Rogério.
Diante da determinação do prefeito, equipes da Seinfra, Agência de Regulação e Defesa Civil se reuniram no local do incidente no início da tarde desta terça-feira (2/1), junto à Saneago, para estabelecer soluções com celeridade. “Nos juntamos para resolver o problema que poderia se repetir a qualquer momento, devido às chuvas de alta intensidade que tem caído em Goiânia”, explica o presidente da AR, Hudson Novais.
Os trabalhos foram iniciados nesta tarde e já foram concluídos. “Deslocamos equipes da Seinfra o mais rápido possível para refazer o dique a fim de evitar maiores transtornos para a população, mesmo sabendo que a responsabilidade pela obra seria de quem a danificou”, pontua Denes Pereira, titular da Seinfra.
Como informava a nota divulgada pela Prefeitura na manhã do incidente, as equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) foram ao local para prestar assistência aos moradores, oferecer abrigo temporário e levantar detalhes sobre o ocorrido.
De acordo com as competências legais de controlar e fiscalizar serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a Agência de Regulação de Goiânia (AR) vai analisar quem é o responsável pelo rompimento do dique, a partir dos levantamentos feitos em vistorias ao local.