O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Apoio

Escolas do Futuro de Goiás apoiam 87 projetos liderados por mulheres em cinco cidades

Empreendedoras terão consultoria gratuita e acesso aos ambientes de inovação das unidades de ensino tecnológico e inovação do Governo Estadual

Postado em 10 de janeiro de 2024 por Larissa Oliveira
Escolas do Futuro de Goiás apoiam 87 projetos liderados por mulheres em cinco cidades

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) começaram o ano apoiando 87 negócios e ideias inovadoras liderados por mulheres goianas. As selecionadas vão receber gratuitamente, a partir desta quarta-feira (10), três meses de pré-incubação e acesso aos Ambientes de Inovação das unidades de ensino tecnológico e inovação do Governo de Goiás.

A iniciativa faz parte do programa Goianas S.A., que tem o objetivo de dar suporte às mulheres com ideias inovadoras que possam ser transformadas em negócios, assim como àquelas que já deram o primeiro passo no empreendedorismo inovador. As iniciativas contempladas vão contar com uma jornada de oficinas e consultorias para estruturar os modelos de negócios e esboçar o produto, serviço ou protótipo a ser oferecido ao mercado.

Nas oficinas, serão trabalhados vários eixos importantes para o sucesso de um negócio, como empoderamento feminino por meio da psicologia e autoconfiança, até habilidades técnicas como design gráfico, estratégias digitais, de marketing, networking e construção de relacionamentos. “Nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo inovador feminino em Goiás, assim como sua liderança no mercado. É papel do estado dar esse suporte a quem quer inovar e as Escolas do Futuro são o lugar para isso”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Os projetos foram avaliados seguindo cinco critérios: identificação do problema e proposta de valor, grau de inovação, capacidade técnica das empreendedoras, motivação e perfil da empreendedora, e potencial de interação com a Escola do Futuro. Todas as atividades de consultoria e uso dos ambientes de inovação serão realizadas de forma presencial nas unidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Mineiros e Valparaíso de Goiás.

“Minha jornada começou por necessidade. Estava sem dinheiro para pagar as contas básicas e decidi empreender em um restaurante delivery”, conta Eline Mendes da Costa, uma das 87 selecionadas pelo programa Goianas S.A. A expectativa dela é impactar a comunidade. “Quero dar o meu melhor”, frisa a empreendedora, que aponta como principais desafios de seu negócio as finanças e a logística.

Outros editais do programa estão previstos para 2024. O Goianas S.A. é uma das ramificações do programa Goianas na Ciência e Inovação, lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), e que abriga uma série de iniciativas para fomentar o empreendedorismo, a pesquisa e a presença de mulheres nas ciências e no mercado de trabalho.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também