Reforma do PSF do Conjunto Uirapuru é entregue nesta sexta-feira (26)
A reforma do PSF do Conjunto Uirapuru faz parte das ações do programa Avança Saúde
O PSF do Conjunto Uirapuru de Senador Canedo será entregue nesta sexta-feira, 26. Em oito meses de obras a unidade passou por reformas e ampliações em toda a estrutura. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, a UBS agora conta com novas salas, teve as telhas trocadas, rufos, calhas, esquadrias e passou por serviço de pintura, além de troca de todo sistema elétrico.
A titular da pasta, Veronica Savatin Wottrich, destaca que por ser uma unidade bastante antiga, as reformas foram fundamentais. “A Unidade de Saúde estava bastante deteriorada, então nós fizemos uma reforma total com ampliação”, pontua.
A perspectiva agora é de que duas equipes de estratégias de saúde da família atendam em torno de 8.500 a 9.000 pessoas que moram no local. Além disso, os atendimentos na área da saúde bucal também devem ser ampliados. Foram investidos R$ 720 mil em toda a reformulação. Entre os serviços ofertados à população estão consultas médicas, atendimentos odontológicos eletivos e de urgência e programas da Atenção Básica.
A reforma do PSF do Conjunto Uirapuru faz parte das ações do programa Avança Saúde. Veronica destaca que uma das ações propostas é a reforma de todas as UBSs e das Unidades de Urgência. Na inauguração, serão oferecidos serviços de atendimento médico com clínico geral, oftalmológico, odontológico, exames rápidos como Covid, Sífilis, Hepatite e HIV estarão disponíveis, além da vacinação. Os atendimentos vão das 8h30 até 13h.
Ao todo, 13 unidades de saúde já foram reformadas em Senador Canedo, nos últimos três anos, além da Maternidade Aristina Cândida, que recebeu ainda ampliação. No momento, a UPA passa pela sua primeira reforma geral, com ampliação de instalações e aumento da capacidade de atendimento.
Prevenção contra as ISTs no carnaval
Com a chegada do período de carnaval, a SMS de Senador Canedo já começa a pensar em ações de intensificação da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), de acordo com a secretaria.
Veronica pontua que o trabalho de prevenção contra as ISTs faz parte das atividades cotidianas da SMS. “A gente usa o espaço do Programa de Saúde na escola para falar com os adolescentes. Intensificamos a questão da dispensação de preservativos e folders de orientação”, detalha. Além disso, desde o ano passado que a SMS realiza o teste rápido das infecções.