O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 11 de agosto de 2024
Ataque

Exército de Israel abre fogo contra civis que buscavam comida e mata ao menos 104 em Gaza

A informação é do Ministério da Saúde Palestino em Gaza.

Postado em 29 de fevereiro de 2024 por Carlos Monteiro
UNI453264.jpg
A informação é do Ministério da Saúde Palestino em Gaza. | Foto: UNICEF

Ao menos 104 pessoas morreram e 760 ficaram feridas após tropas da Força de Defesa de Israel (FDI) abrirem fogo contra civis palestinos que se reuniam em torno de caminhões de ajuda alimentar. A informação é do Ministério da Saúde Palestino em Gaza.

De acordo com informações, civis se aglomeraram em torno de caminhos de ajuda na esperança de conseguir comida, quando drones e tanques de Israel começaram a disparar contra as pessoas na cidade de Gaza.

Um oficial isralenese informou à CNN Internacional que tropas do exército abriram fogo contra pessoas que cercavam o caminho de ajuda enquanto “a multidão se aproximava das forças de uma maneira que representava uma ameaça às tropas, que responderam à ameaça com fogo real”.

Caminhões de ajuda ainda tentaram fugir do local e acabaram atropelando acidentalmente outros civis.

O número de morto e feridos deve aumentar, já que muitos corpos ainda estão nas ruas, com ambulâncias lutando para chegar aos necessitados devido a escombros.

A Oxfam condenou o ataque e afirmou que foi uma “grave violação das leis humanitárias internacionais e da nossa humanidade”. Organizações internacionais chamam o que ocorre em Gaza de “genocídio autodocumentado”.

Veja também