O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 21 de dezembro de 2024
Lei Henry Borel

Mãe é presa suspeita de ameaçar de morte a própria filha: “Queria se ver livre dela”

A suspeita foi presa em flagrante segundo a Lei Menino Henry Borel, que visa combater a violência doméstica e familiar contra menores

Postado em 7 de março de 2024 por Rauena Zerra
A suspeita foi presa em flagrante segundo a Lei Menino Henry Borel

Uma mulher, de 27 anos, foi presa suspeita de ameaçar de morte a própria filha, uma criança, que não teve a idade revelada. Conforme relato das autoridades, durante uma visita do Conselho Tutelar a mulher teria dito por diversas vezes que mataria a própria filha, pois queria se ver livre dela. A suspeita foi presa na última terça-feira (5), em Taquaral, porém a polícia só divulgou a informação nesta quinta-feira (7).

De acordo com a Polícia Civil, a mulher é acusada dos crimes de exposição a situação de constrangimento e ameaça contra a criança no âmbito da violência doméstica e familiar.

A denúncia, comunicada pelo Conselho Tutelar, informou que a mulher, durante uma visita dos conselheiros, teria dito por diversas vezes que mataria a própria filha, pois queria se ver livre da mesma. De imediato, os membros do Conselho Tutelar acionaram a PCGO, a qual empreendeu diligências no sentido de localizar e conduzir a mulher até a delegacia de Taquaral.

Conforme relato das autoridades, na delegacia, a suspeita reafirmou as ameaças dirigidas à criança, causando grande agitação e expondo-a a uma situação constrangedora. Por isso, foi presa em flagrante segundo a Lei Menino Henry Borel, que visa combater a violência doméstica e familiar contra menores.

É importante destacar que foram estabelecidas Medidas Protetivas de Urgência em favor da criança vítima de violência doméstica. As investigações relacionadas a possíveis casos de maus-tratos ainda estão em curso.

A idade da criança não foi divulgada pelas autoridades.

Entenda a Lei Henry Borel

No dia 8 de julho de 2022 entrou em vigor a Lei 14.344/2022, conhecida como Lei Henry Borel. Esta legislação, aprovada pela Presidência da República em 24 de maio, estabelecendo medidas para prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes. A Lei recebe esse nome em homenagem a Henry Borel, um menino de quatro anos que foi brutalmente agredido e morto em seu apartamento no Rio de Janeiro, onde morava com a mãe e o padrasto.

A nova legislação classifica como homicídio qualificado e crime hediondo o assassinato de crianças e adolescentes com menos de 14 anos. Além disso, passa a considerar vítimas de violência doméstica os meninos até completarem 18 anos. A omissão em denunciar ou comunicar às autoridades públicas casos de violência, tratamento cruel, degradante, abuso ou abandono de incapaz também se torna crime de acordo com a Lei.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também