PSDB deve apostar em Juraci Martins para disputar prefeitura de Rio Verde
Vanda Rizzia, presidente do diretório municipal, afirmou que a sigla está providenciando a filiação do ex-prefeito
O PSDB pode apostar no nome do médico e agropecuarista Juraci Martins para disputar a prefeitura de Rio Verde nas eleições municipais deste ano. Pelo menos essa é a expectativa desde que passou a circular no bastidor político da cidade do Sudoeste goiano a informação de filiação dele à legenda tucana há algumas semanas.
Ex-prefeito de Rio Verde, Martins teria sido sondado pela cúpula do PSDB no início do ano para a filiação. Segundo políticos da cidade, houve resistência no início para aceitar o convite, mas posteriormente Martins teria acenado positivamente para a sigla.
Na semana passada, durante entrevista à Rádio Rio Verde FM, a presidente do diretório do PSDB em Rio Verde, Vanda Rizzia, afirmou que o partido estaria providenciando a filiação de Martins.
Ainda de acordo com políticos locais, grupos de WhatsApp foram surpreendidos nas duas últimas semanas com a informação de que Martins poderia disputar a Prefeitura de Rio Verde, uma vez que o ex-prefeito não dava demonstrações de voltar a postular o Executivo municipal.
A reportagem do HOJE procurou lideranças do PSDB na tarde de sexta-feira (15) a fim de apurar detalhes sobre a filiação de Martins ao partido e sua possível indicação à pré-candidatura de prefeito da cidade, mas não obteve resposta até a conclusão da edição.
Caso o projeto tucano se viabilize, o médico deverá concorrer em um cenário eleitoral que já conta com pré-candidatos com apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Epicentro do agronegócio em Goiás, a cidade de Rio Verde deve ver, nesse sentido, o atual prefeito Paulo do Vale (UB) apoiar o pré-candidato Wellington Carrijo (MDB), nome da base caiadista.
O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) Lissauer Vieira é o pré-candidato do PL na cidade que recebeu em diversas ocasiões Jair Bolsonaro. Ao jornal O HOJE, Vieira afirmou no início do ano que buscaria uma frente ampla para disputar a Prefeitura de Rio Verde.
Do lado da oposição, ainda há os nomes de Osvaldo Fonseca Jr. (Republicanos), sondado para a vice de Martins, e o deputado estadual Karlos Cabral (PSB).
O projeto do PSDB em Rio Verde reflete um novo posicionamento do partido que busca recuperar o espaço que perdeu nas últimas eleições. A estratégia para este ano, de acordo com as lideranças da sigla, é penetrar nos municípios brasileiros fazendo o maior número de prefeitos e vereadores e chegar melhor posicionado no pleito de 2026.
O ex-governador e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, tem reafirmado em entrevistas e através das redes sociais que no sentido ideológico, os tucanos devem ter uma postura de equilíbrio e de distanciamento da polarização que se desenhou nacionalmente entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro.
Conforme mostrou recentemente a coluna Xadrez, de O HOJE, foi de olho no potencial econômico, alavancado pelo agronegócio, que Marconi realizou rodadas de conversas com o setor no início deste ano a fim de restabelecer o diálogo com os produtores rurais, em um programa que recebeu a alcunha de “Tucanagro”, que visa discutir políticas públicas voltadas para o agronegócio brasileiro e que será apresentado em todos os estados da federação.