O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Festa Junina

Festa caipira deliciosa e saudável

Nutricionista Renata Guirau, dá dicas de receitas fáceis de comidas típicas para aproveitar a celebração de forma mais saudável

Postado em 15 de julho de 2024 por Letícia Leite
É possível sim curtir o arraiá com opções mais saudáveis e nutritivas

Entre danças, brincadeiras e música, comidas típicas como milho, pipoca, canjica e os mais diversos caldos são considerados os clássicos da festa. Mas será que conseguimos aproveitar esse período de forma saudável? 

A sugestão da nutricionista Renata Guirau, é utilizar o máximo possível de ingredientes e preparações caseiras, para assim ter um cardápio mais saudável e equilibrado com as comidas típicas que tanto gostam. “Uma receita de família, de bolo de milho, provavelmente será mais saborosa, inclusive pela memória afetiva, do que um bolo de milho ‘fit’ (sem açúcar, por exemplo). Outra dica é priorizar o que mais gostamos e que estão presentes nas festas. Isso ajuda a aproveitar mais os alimentos que façam mais sentido para nós”, diz Renata.

Os itens mais simples, como milho cozido, pipoca, amendoim, pinhão cozido possuem excelente valor nutricional, são práticos e tradicionais nas festas juninas.

As preparações mais elaboradas nas festas, como curau, maçã-do-amor, paçocas, pé-de-moleque, pamonha, bolos, canjica, arroz-doce, cachorro-quente possuem mais calorias e devem ser consumidas com maior atenção. “Isso vale também para as bebidas alcoólicas, como o quentão e o vinho quente”, alerta a nutricionista. 

Os caldos ajudam a aquecer e a nutrir o corpo. Caldo verde, caldinho de feijão e caldos com frango são excelentes opções. Os espetinhos de carne também são boas opções de alimentos salgados e quentes para compor o cardápio.

“A dica é aproveitar com moderação e sempre lembrar que as festas juninas não serão a base da alimentação, mas sim momentos pontuais que vão compor a ingestão de alimentos. Isso pode ocorrer de forma equilibrada, principalmente se nas demais refeições os cuidados com a qualidade dos alimentos ingeridos forem mantidos”, observa a especialista.

Comidas típicas

O milho verde, apesar de ter muitas calorias, é um alimento com muita fibra. Portanto, pode, sim, ser consumido, mas é importante evitar colocar manteiga e deixar de molho em água  com sal, porque o excesso de sal faz mal para a saúde. Entre as receitas que contém milho, o curau é uma boa escolha porque tem menos ingredientes e menos calorias. 

A pipoca, as de micro-ondas nunca são uma boa opção por conter aditivos químicos. É melhor optar sempre pela pipoca feita com milho natural.

Os caldos, pode consumir sem problemas, mas o caldo verde por exemplo contém mais calorias por causa das batatas. Escolha caldos com menos ingredientes e poucos embutidos, nada de paio, bacon, linguiça, costelinha, etc.

Os bolos, evite os recheados porque sempre têm mais calorias. A canjica, é importante não exagerar. Recomenda-se reduzir a quantidade, nunca ultrapassar uma concha para um adulto, meia concha para as crianças e se possível escolher uma receita mais saudável. O leite condensado contém leite e uma quantidade acentuada de açúcar , o que é particularmente prejudicial para os diabéticos. 

O cachorro-quente, produtor como a salsicha, geralmente possuem carne mecanicamente separada (CMS). A legislação brasileira permite que produtos contenham até 60% de CMS neste alimento, além de corantes, conservantes e aromatizantes, tornando-os impróprios para consumo. É sempre melhor evitá-lo, se possível.

As bebidas, sejam alcoólicas ou refrigerantes aumentam as calorias. O refrigerante é adoçado, por isso não é recomendado. Seria interessante substituir sempre por água, que deveríamos beber pelo menos 2 litros por dia.

Receitas saudáveis 

Cuscuz cremoso de frango

Ingredientes: 

½ xícara de chá de azeite de oliva;

1 xícara de chá de cebola ralada;

½ colher de sopa de alho amassado;

1 peito de frango pequeno cozido e desfiado;

1 xícara de chá de molho de tomate;

1 xícara de chá de milho verde cozido;

1 xícara de chá de ervilha fresca cozida;

500ml de água;

Cheiro verde e sal a gosto;

Farinha de milho.

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o frango, o molho de tomate, o milho verde, as ervilhas, o sal e a água. Quando levantar fervura, comece a acrescentar a farinha de milho aos poucos, mexendo sempre, até começar a engrossar. Quanto mais tempo ficar no fogo, mais consistente ficará o cuscuz. Coloque em potes de vidro ou em taças e sirva. 

Bolo de milho de liquidificador

Ingredientes: 

3 ovos inteiros;

3 xícaras de chá de milho cozido;

200ml de leite integral;

1 colher de sopa de manteiga;

1 colher de sopa de fermento em pó;

3 colheres de sopa de farinha de trigo. 

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, até que o milho fique bem triturado. Unte uma forma com manteiga e farinha de trigo, despeje a massa e leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até que fique bem cozido. 

Caldo de milho verde com brócolis

Ingredientes:

1 lata de milho verde escorrido;

1 xícara de chá de água;

2 colheres de sopa de amido de milho;

2 xícaras de chá de leite integral;

2 colheres de sopa de manteiga;

1 maço de brócolis picado;

Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto. 

Modo de preparo: No liquidificador, bata o milho, a água e o amido. Coloque o líquido em uma panela, junto com o leite e a manteiga. Após ferver, acrescente os pedaços de brócolis, cozinhando até que fiquem macios. Acerte o sal, a pimenta e finalize com o cheiro-verde, e sirva em seguida. 

Farofa de pinhão

Ingredientes: 

1 e ½ xícara de chá de pinhões cozidos, descascados e picados;

1 xícara de chá de farinha de mandioca;

1 xícara de chá de cenoura ralada;

1 colher de sopa de manteiga;

1 cebola picadinha;

Sal, cheiro-verde e pimenta-do-reino a gosto. 

Modo de preparo: Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente os demais ingredientes e mexa bem. Por último coloque o cheiro-verde.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também