O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Frente fria

Novo ciclone extratropical deve intensificar frio no Brasil

Previsão de geada entre o centro do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul na terça-feira (13)

Postado em 11 de agosto de 2024 por Luana Carvalho
ciclone
asil enfrenta nova onda de frio com formação de ciclone extratropical. | Foto: Arch88

Um novo ciclone extratropical, formado em alto mar, promete trazer uma onda de frio para o Brasil, especialmente nas regiões mais ao sul do país, na próxima semana. De acordo com o Climatempo, a combinação entre a formação do ciclone e a presença de uma alta pressão sobre o território nacional resultará em uma massa de ar polar, criando um “corredor de vento” que intensificará os ventos gelados, sobretudo no início da semana. As temperaturas mais baixas são esperadas para segunda, terça e quarta-feira.

O impacto dessa frente fria será mais acentuado no Mato Grosso do Sul, oeste paulista, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde as temperaturas podem ficar até 5°C abaixo da média para agosto. Além disso, há previsão de geada entre o centro do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul na terça-feira (13).

Foto: Climatempo

Previsão do Tempo: domingo

Para este domingo, a região Sul do país deve apresentar sol com poucas nuvens e sem previsão de chuva, com exceção do extremo sul gaúcho, próximo à fronteira com o Uruguai, onde a circulação de umidade devido a um centro de baixa pressão sobre o oceano pode provocar chuviscos entre o fim da tarde e a noite. Geadas são esperadas na campanha gaúcha, norte, noroeste e serra gaúcha, em toda a região central e oeste de Santa Catarina, e no sul, centro-leste e parte do leste do Paraná.

No Sudeste, o tempo deve permanecer estável na maior parte das áreas, com exceção do norte do Espírito Santo, que pode ter chuvas fracas ao longo do dia devido aos ventos marítimos. O sol aparecerá entre nuvens nas demais regiões. Geadas também são previstas para áreas da serra da Mantiqueira, entre o sul de Minas Gerais e o Vale do Paraíba em São Paulo.

O Centro-Oeste também terá tempo firme, sem previsão de chuva. O sol deve aparecer com pouca ou nenhuma nebulosidade. Nas áreas ao norte do Mato Grosso do Sul, as temperaturas devem subir significativamente, embora a sensação permaneça amena. No centro e sul do estado, a circulação de ar frio continuará impedindo o aumento das temperaturas, mantendo a sensação de frio e as manhãs com índices baixos.

No Nordeste, ventos marítimos devem favorecer a formação de nuvens carregadas de chuva sobre parte da costa leste, com chuvas fracas esperadas para o leste da Bahia e Sergipe, além da região entre a costa do Recife (PE) e Natal (RN). São Luís, no Maranhão, deve ter chuva à tarde. Por outro lado, áreas do interior de Alagoas, Ceará e Piauí devem permanecer com tempo estável e sem previsão de chuva.

Na região Norte, a instabilidade deve ganhar força, favorecendo pancadas de chuva no centro e norte do Pará, Amazonas, Amapá e Roraima, com chances de chuva mais intensa em alguns momentos, acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas.

Veja também