Saúde e segurança nos planos dos candidatos de Aparecida
Leandro Vilela, Professor Alcides e Willian Panda apresentam suas propostas
O Jornal O Hoje inicia a divulgação do plano de governo dos candidatos à prefeitura de Aparecida de Goiânia, nesta quarta-feira (28). Nesta edição, os eixos abordados são segurança e saúde.
Leandro Vilela (MDB) propõe, em relação à saúde, que a população tenha acesso a serviços de qualidade e mais humanizados, por meio do fortalecimento da atenção à mulher, assistência ao parto para todas as mulheres aparecidenses e ampliação da assistência à Saúde Mental, com a implantação de novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Ele também defende a reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com a reforma da sede; ampliação do número de agentes de comunitários de saúde e da cobertura e atendimentos odontológicos. E, ainda, a promoção de programas de prevenção em parceria com outras pastas e entidades, e a capacitação de profissionais para atendimentos mais ágeis e de qualidade.
Na segurança, ele pretende elaborar um novo Plano de Segurança específico para cada região da cidade. E, ainda, desenvolver ações integradas com a participação das polícias Civil, Militar e Rodoviária, Judiciário, Ministério Público, órgãos municipais, Exército, entre outros.
O emedebista ainda propõe criar condições para a utilização da mão de obra dos presos de bom comportamento na realização de obras e serviços supervisionados por toda a cidade, bem como construir a Casa da Mulher Aparecidense Vítima de Violência, integrando saúde, delegacia, formação profissional e suporte psicológico em um único local.
De volta a saúde, o candidato Professor Alcides (PL) prevê a implantação do atendimento virtual e telemedicina, por meio de aplicativo e site. Ele também pretende criar um mapa para localizar farmácias conveniadas e unidades de saúde, facilitando o acesso a medicamentos de médio e alto custo para beneficiários, e realizar parcerias com a sociedade civil para programas de saúde mental.
Alcides também quer unidades especializadas na cidade. Entre elas, o Hospital Municipal Especializado no Atendimento de Crianças e Adolescentes e o Hospital Municipal da Mulher. Outras ações incluem programas de prevenção de doenças, inclusive em escolas, e a transformação de Unidades Básicas de Saúde de Aparecida de Goiânia em UBS 24 horas.
Na segurança pública, ele acredita que reforçar ações nas escolas, associações de moradores e centros comunitários para prevenir a violência e o abuso de substância podem funcionar, sobretudo, se combinadas com programas de esporte e cultura. Ele propõe a colocação de políticas contra o tráfico de drogas e crimes violentos, com o apoio de governos e instituições e o policiamento comunitário, junto a Guarda Civil.
O plano do candidato expõe a necessidade de capacitação dos profissionais de segurança, a reintegração social e prevenção da criminalidade juvenil, a colaboração entre diferentes níveis de governo e setores da sociedade civil, e fortalecimento de vínculos familiares.
Por fim, o candidato Willian Panda (PSB) traz para a saúde a ampliação da rede domiciliar para idosos e pessoas com deficiência, ampliação da equipe do Samu e nos serviços de ortopedia nas Unidades de Pronto Atendimento. E, também, o aumento na cobertura de Estratégia da Saúde da Família.
Ele fala sobre finalizar todas as obras paralisadas no setor, entre elas o Cais Colina Azul e Cais Nova Era, investir na formação e capacitação contínua dos profissionais da saúde e na modernização do serviço de Vigilância em Saúde. Panda também propõe incluir as mulheres em situação de drogadição e as egressas do sistema carcerário nos critérios estabelecidos para o uso do contraceptivo de longa permanência.
Para finalizar, na área da segurança, o plano de governo do candidato tem o fortalecimento e formação contínua da Guarda Civil Municipal, o desenvolvimento de patrulhas Maria da Penha e cooperação entre setores para garantir um transporte urbano de segurança.
Ele também prevê programas prevenção ao crime com participação comunitária e integrações extensões para o programa ciclo escolar, a fim de incluir mais escolas e desenvolver atividades de segurança e educação para a cidadania para os alunos.
É preciso dizer, os planos constam no site Divulgação de Candidaturas e Contas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estes são apenas recortes dos eixos propostos por cada candidato, uma vez que os documentos são extensos. Interessados podem conferir na íntegra na Justiça Eleitoral