Morre ex-senadora Maria do Carmo Alves aos 83 anos
Senado e Aracaju decretam luto de três dias
Morre ex-senadora Maria do Carmo Alves aos 83 anos. Maria do Carmo Alves, ex-senadora e primeira mulher eleita por Sergipe, morreu na noite deste sábado (31/8) em Aracaju. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decretou luto oficial de três dias no Senado Federal. O prefeito de Aracaju também decretou três dias de luto na capital sergipana.
Maria do Carmo tinha 83 anos e estava internada em um hospital particular em Aracaju. Ela tratava um câncer no pâncreas, que já apresentava metástases no fígado.
Maria do Carmo nasceu em 23 de agosto de 1941, em Cedro de São João, Sergipe. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Sergipe e construiu uma carreira marcada pela defesa dos direitos das mulheres. Além disso, ela ocupou uma cadeira no Senado por três mandatos consecutivos, de 1999 a 2023. Durante sua trajetória, criou o projeto Pró-Mulher, que ofereceu educação e assistência médica gratuita a milhares de mulheres carentes.
Além disso, ao se despedir do Senado em 2022, Maria do Carmo ressaltou seu compromisso no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher e na luta pela ampliação do espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política. Enfim, ela destacou a importância de políticas públicas de gênero para o desenvolvimento econômico do país.
Por fim, Rodrigo Pacheco, em nota, lamentou a morte da ex-senadora e ressaltou sua importância para o estado de Sergipe e para o Brasil. Ele expressou seus sentimentos aos familiares e amigos de Maria do Carmo.
Permanência no RRF
Gestão Financeira
Estados Unidos
Mudanças climáticas
Eleições
Sul e sudoeste goiano
Políticas sociais
Orçamento