Professor Alcides propõe concurso público e criação do plano de carreira da GCM
Candidato do PL assume compromisso de governo “altamente transparente” e diálogo aberto com a categoria
Na noite de terça-feira (3), o candidato à prefeitura de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL), se encontrou com representantes da Guarda Civil Municipal (GCM). O encontro, realizado para ouvir as necessidades da categoria, resultou em uma série de compromissos do candidato, que incluem a realização de um concurso público, a criação de um plano de cargos e salários, e a implementação de um plano de carreira para os GCMs. Além disso, Alcides se comprometeu a promover melhorias na infraestrutura de trabalho e buscar a equiparação salarial dos GCMs de Aparecida com os de Goiânia.
Durante a reunião, estiveram presentes Ronaldo Ferreira Egídio, presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado de Goiás (SindGuarda), e Weber Júnior, comandante da Guarda em Aparecida. Ronaldo destacou a relevância de entender as propostas do candidato para a categoria. Já Weber Júnior lembrou que Professor Alcides havia destinado anteriormente R$ 1,4 milhão para a compra de armamento e equipamentos para a Guarda. “O Professor tem compromisso conosco, por isso eu o apoio. Não podia ser omisso”, afirmou Júnior, ressaltando a necessidade urgente de um plano de carreira.
Professor Alcides anunciou que realizará novas conversas com a categoria ainda este ano para aprimorar as propostas de forma colaborativa. Ele destacou que, nos primeiros meses de sua administração, será promovido um concurso para a Guarda com a oferta de 500 vagas. O candidato sublinhou a importância de um governo transparente. Prometeu analisar as finanças do município para garantir a equiparação salarial dos GCMs de Aparecida com os de Goiânia. “Não teremos dificuldades para sentar e discutir o plano de cargos e salários”, assegurou Alcides.
Unidade e Formação
Além dos compromissos imediatos, Professor Alcides ressaltou a necessidade de união entre todos os membros da Guarda, tanto sindicalizados quanto não sindicalizados. Ele também defendeu que o comando da Guarda seja ocupado por alguém da própria corporação, prometendo solicitar uma lista tríplice para a escolha do novo comandante. “Vocês é que devem escolher”, afirmou Alcides.
No seu plano de governo, Professor Alcides propõe o fortalecimento da Guarda Civil Municipal com foco na integração com a comunidade e na participação cidadã em programas de segurança. Ele pretende investir em inteligência e tecnologia para melhorar o trabalho da corporação, aumentando o uso de câmeras de vigilância e a análise de dados criminais. Além disso, Alcides defende a oferta de formação contínua para os profissionais de segurança e a valorização dos agentes da Guarda.