Globo negocia retorno de “Chaves” e “Chapolin” ao Brasil
A Globo consultou a TelevisaUnivision, empresa mexicana que detém os direitos das séries “Chaves” e “Chapolin”. A emissora brasileira Globo negocia retorno de Chaves e Chapolin ao Brasil, ela deseja trazer de volta os episódios da criação de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) ao país. A série poderá ser exibida tanto na TV paga quanto no […]
A Globo consultou a TelevisaUnivision, empresa mexicana que detém os direitos das séries “Chaves” e “Chapolin”. A emissora brasileira Globo negocia retorno de Chaves e Chapolin ao Brasil, ela deseja trazer de volta os episódios da criação de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) ao país. A série poderá ser exibida tanto na TV paga quanto no streaming Globoplay.
A Globo busca informações sobre a liberação dos direitos das séries, que a TelevisaUnivision exibirá nos Estados Unidos a partir de 21 de setembro, no canal UniMás e na plataforma ViX. O interesse da Globo surgiu após o sucesso das exibições anteriores no canal pago Multishow, que parou de transmitir os programas em 2020.
Em 2020, “Chaves” e “Chapolin” saíram do ar em todo o mundo devido a um impasse entre a Televisa e o Grupo Chespirito, liderado por Roberto Gómez Fernandes, filho de Bolaños. A Televisa possui as fitas dos episódios, mas o Grupo Chespirito controla os direitos sobre os personagens e histórias. A falta de acordo sobre o aumento no valor pago pela distribuição internacional das séries interrompeu as transmissões.
O SBT, que exibia “Chaves” até 2020, também consultou a TelevisaUnivision. A emissora tem um contrato de cessão de conteúdo com a empresa mexicana até 2028. Ambas as emissoras brasileiras mantêm boas relações com a TelevisaUnivision, e a Globo firmou um acordo de distribuição e coprodução em 2022. A novela “Todas as Flores”, por exemplo, já está disponível na plataforma ViX, o mesmo serviço que transmitirá “Chaves” e “Chapolin” nos Estados Unidos.
As negociações com o Grupo Chespirito ainda estão em andamento, mas as emissoras esperam que o retorno das séries ao Brasil ocorra em breve, tanto na TV paga quanto nas plataformas de streaming das interessadas.
Impasse sobre os direitos de “Chaves” e “Chapolin”
O impasse de 2020 que suspendeu as exibições de “Chaves” e “Chapolin” resultou de divergências entre o Grupo Chespirito e a Televisa. A Televisa detém os arquivos das séries, enquanto os herdeiros de Bolaños controlam os direitos intelectuais dos personagens e histórias. O Grupo Chespirito exigiu um aumento no valor pago pela distribuição internacional das séries, mas a Televisa não aceitou, o que impediu a renovação do contrato.
Desde então, nenhum país exibe oficialmente os programas, incluindo o Brasil, onde “Chaves” foi um dos programas mais assistidos da TV aberta por décadas. O recente interesse da Globo e do SBT mostra o desejo de trazer as séries de volta ao público brasileiro. No entanto, as negociações com o Grupo Chespirito ainda precisam avançar para definir o retorno.