Saiba quem era o delegado morto em tentativa de assalto, em São Paulo
Mauro Guimarães Soares pertence a uma família tradicional de policiais
O delegado de classe especial Mauro Guimarães Soares, de 59 anos, acabou morto após ser baleado no peito em uma tentativa de assalto na manhã de sábado (21), no bairro Vila Romana, zona oeste de São Paulo. Soares estava acompanhado de sua esposa, a subdelegada geral Ana Paula Soares, quando foi abordado por dois bandidos numa moto.
De acordo com relatos de testemunhas, o delegado reagiu ao assalto, o que gerou uma troca de tiros. Mauro teve o peito atingido, enquanto um dos assaltantes também acabou baleado. Nisso, Ana Paula conseguiu imobilizar o suspeito ferido. O segundo suspeito fugiu a pé e está sendo procurado.
Mauro Guimarães Soares pertence a uma família tradicional de policiais. Ele havia comandado delegações em cidades como Osasco, Carapicuíba e Barueri, além de atuar no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na capital. Em 2021, ele assumiu o cargo de delegado seccional de Sorocaba, onde comandou 18 cidades da região. O irmão de Mauro, Maurício Guimarães Soares, foi diretor do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC). Além disso, o pai deles, Acrisio Soares, ocupou uma carga de destaque na Polícia Civil de São Paulo nos anos 1980.
As investigações preliminares indicam que outros dois suspeitos teriam apoio dado ao crime. Imagens de câmeras de segurança capturaram o grupo em ação, facilitando a identificação dos envolvidos. A Justiça já expediu mandados de prisão temporária contra os suspeitos. Por final, o suspeito baleado teve o nome divulgado, Enzo Wagner Lima Campos, de 24 anos, havia saído da prisão a pouco tempo, após cumprir pena por crimes de roubo.