O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 19 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
saúde

Cerveja sem álcool pode ser mais saudável, diz estudo

Um estudo da Universidade de Aston destacou os benefícios potenciais do consumo

Postado em 2 de outubro de 2024 por Yasmin Farias
Cerveja sem álcool pode ser mais saudável, diz estudo
Foto: Canva.

Cervejas e outras bebidas alcoólicas são parte integrante da rotina de muitos, mas o apelo por versões sem álcool tem crescido, visto que são consideradas opções mais saudáveis. Um estudo da Universidade de Aston destacou os benefícios potenciais do consumo de cervejas com baixo teor alcoólico e sem álcool, investigando como ingredientes e métodos de produção artesanal podem aumentar os metabólitos presentes na bebida.

Publicada na revista MDPI em 2020, a pesquisa revelou que a cerveja sem álcool pode oferecer compostos bioativos que favorecem o bem-estar. Os pesquisadores revisaram estudos anteriores, incluindo experimentos em laboratório e em humanos, além de informações sobre ciência alimentar.

Ingredientes

A análise abrangeu os bioativos dos ingredientes, como lúpulo e grãos, e os efeitos de diferentes microrganismos utilizados na fermentação. Os autores compararam essas informações com recomendações de saúde pública. Pois busca equilibrar os potenciais benefícios da cerveja sem álcool com os riscos associados ao consumo de álcool e à ingestão excessiva de calorias.

Os resultados sugerem que cervejas com menor teor alcoólico e maior concentração de bioativos, como polifenóis, podem oferecer benefícios à saúde, especialmente no que diz respeito à saúde cardiovascular, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, o processo de fermentação pode gerar probióticos que promovem a saúde intestinal, de forma semelhante a outros alimentos fermentados.

No entanto, os pesquisadores alertam que, embora a cerveja sem álcool seja uma alternativa mais saudável, ela ainda contém açúcar, o que pode elevar os níveis de glicose no sangue. Portanto, mesmo que represente uma escolha melhor em comparação à versão tradicional, a cerveja sem álcool não é isenta de preocupações. Fatores como o teor de açúcar e os efeitos colaterais do álcool, como o risco de doenças hepáticas, devem ser levados em consideração.

Os cientistas enfatizam a necessidade de mais pesquisas para confirmar os benefícios e riscos associados ao consumo de cervejas sem álcool em seres humanos.

Veja também