O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025
Articulação conjunta

Três Poderes buscam consenso sobre novas regras para emendas

Apreciação da matéria deve ocorrer na próxima semana. Depois da votação, a continuidade da execução das emendas será submetida ao plenário do STF

Felipe Cardosopor Felipe Cardoso em 24 de outubro de 2024
Foto Antonio Augusto STF
Foto Antônio Augusto STF

O Congresso Nacional deve votar nos próximos dias as novas regras para dar mais transparência à execução das emendas parlamentares ao Orçamento. O Legislativo e o governo federal devem concluir nesta quinta (24) o projeto de lei complementar que vai regulamentar a questão.

Conforme mostrado pela Agência Senado, na última quarta, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, reuniram-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, com o ministro do STF Flávio Dino e com o advogado-geral da União, Jorge Messias, para definir como serão as mudanças nas regras de emendas.

Leia mais: Arthur Lira sai em defesa da PEC que limita decisões monocráticas do STF

Após o encontro, foi divulgada “nota conjunta da reunião entre o STF, Câmara, Senado e Executivo sobre emendas parlamentares”, que informa que os Poderes Executivo e Legislativo “estão em fase de conclusão do projeto de lei complementar sobre a execução das emendas parlamentares daqui para a frente”. O texto, segundo a nota, será finalizado até ainda nesta quinta.

A apreciação da matéria nas duas Casas deve ocorrer na próxima semana. De acordo com o documento, depois dessa votação, a continuidade da execução das emendas será submetida ao plenário do STF.

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também