O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PORTUGUÊS

Você sabe qual é a única palavra da língua portuguesa que tem plural no meio?

A palavra também tem um tipo de variação de número específica, porque se trata de um pronome; descubra qual é

Postado em 28 de outubro de 2024 por Thais Aires

No vasto vocabulário da Língua Portuguesa, existe uma palavra que se destaca por ter o plural no meio: “quaisquer”, o plural de “qualquer”. Esse fenômeno, chamado de “desinência de plural medial”, é raro na língua, uma vez que o plural normalmente é formado no final das palavras, como em “livro” e “livros” ou “rua” e “ruas”.

Na maioria dos casos, substantivos terminados em vogais recebem apenas um “s” ao final para formar o plural. Já aqueles terminados em “m” trocam essa letra por “ns”, como “jovem” e “jovens”. No entanto, “quaisquer” é um pronome variável apenas em número, e seu plural se forma pela adição de “s” ao primeiro elemento, o que a diferencia das demais palavras da língua.

Uso formal e jurídico

Embora pouco presente no uso cotidiano, “quaisquer” aparece com frequência em contextos formais, especialmente na linguagem jurídica. Por exemplo, frases como “quaisquer informações poderão ser obtidas no balcão” ilustram seu emprego correto. Já o uso de “qualquer” com expressões plurais logo após, como “qualquer opções”, está incorreto e deve ser evitado.

Outras curiosidades da Língua Portuguesa

Além de “quaisquer”, a Língua Portuguesa guarda outras particularidades, por exemplo, a palavra mais longa do idioma, “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico”, possui 46 letras. Muitas pessoas têm dificuldade em pronunciar corretamente e sem errar, ou então soletrar essa expressão.

Essa palavra define uma patologia causada pela inalação de cinzas vulcânicas. Como resultado desse processo, há um grande comprometimento dos pulmões.

Outra curiosidade do idioma, o maracujá, que em português leva esse nome simples, é conhecido em inglês como “passion fruit” e em francês como “fruits de la passion”, conferindo-lhe uma conotação romântica. O nome científico da fruta é Passiflora, e sua origem vem do tupi-guarani, com o significado de “alimento em forma de cuia”.

Pouca gente sabe, mas “mundo” pode ser usado como antônimo de “imundo”, significando algo limpo. Esse uso, porém, é raro.

 

 

 

 

 

 

*texto com informações: portal Concursos no Brasil

Leia também: Conheça as 5 palavras únicas do português que não existem em outros idiomas

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também